Projeto do deputado Raniery Paulino pretende elevar o cachorro-quente da Mundial Lanches à condição de patrimônio cultural imaterial da Paraíba

 Foi aprovado na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa da Paraíba o projeto de lei ordinária que reconhece a Mundial Lanches e o seu tradicional cachorro quente com caldo de cana, em João Pessoa, como Patrimônio Histórico, Cultural e Bem Imaterial do Estado da Paraíba. A proposta foi do deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos).

Na justificativa, o parlamentar cita que a Mundial Lanches foi fundada em 1966 e continua com a sua matriz no bairro de Jaguaribe, mas se expandiu e tem filiais nos bairros de Tambaú e Manaíra, empregando mais de 50 pessoas. O proprietário, Jurandir Zacarias de Sousa, havia chegado do Amazonas, em dezembro de 1965 e queria montar um negócio. “Naquela época João Pessoa não tinha nada. Então pensei, o que abrir vai dar certo”, contou o pioneiro que iniciou o negócio na avenida Aderbal Piragibe no dia 9 de junho.

Os termos patrimônio histórico e bens culturais de natureza imaterial dizem respeito “àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 2016, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial”.

O projeto de lei tem o objetivo de consolidar a Mundial Lanches, ao reconhecê-la como parte do Patrimônio Histórico, Cultural e Bem Imaterial do Estado da Paraíba.

Agora, a matéria será levada ao plenário para votação dos deputados estaduais.

Parlamentopb

Postar um comentário

0 Comentários