Feirantes de João Pessoa serão testados para covid-19 antes da reabertura dos mercados

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou na manhã desta sexta-feira (17), um plano para a reabertura de seis feiras livres do município, além da Cecaf, mediante algumas medidas de segurança. Uma delas é que todos os feirantes serão testados para covid-19.

Além dos testes, os trabalhadores terão acesso a vacinas para gripe e receberão máscaras e protetores faciais. As bancas terão a distância de 1,5 m entre uma e outra e o distanciamento entre as pessoas também deve ser mantido.

Serão reabertos os mercados Central, de Jaguaribe, Oitizeiro, Grotão, Rangel, Mangabeira e Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf).

De acordo com Cartaxo, mais de 1.500 trabalhadores atuam nestas feiras, por onde circulam cerca de 30 mil pessoas por dia. ''Por isso precisava de um olhar especial'', comentou ele, explicando que foi necessário criar um protocolo só para as feiras livres.

Cronograma de testes

Na segunda e terça-feira, os 400 feirantes da Feira de Jaguaribe serão atendidos na Escola Municipal Francisco Edwar de Aguiar. Na quarta-feira, os 150 feirantes do Mercado Central passarão pelos atendimentos no Parque da Lagoa. Na quinta-feira, 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Dumerval Trigueiro e 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.

Os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira à Escola Municipal Castro Alves; os 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz e os 150 feirantes da Cecaf, serão atendidas na própria Cecaf, também na sexta-feira. Todos os atendimentos serão realizados no período da tarde, conforme cronograma. A distribuição em dias e pontos de atendimento diferentes facilita o acesso dos profissionais próximo ao local de trabalho e reduz a possibilidade de aglomerações.

O trabalho será realizado por mais de 100 profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e enfermeiros, técnicos de enfermagem, de testagem rápida e de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Postar um comentário

0 Comentários