Operação cumpre 14 mandados de prisão, busca e apreensão na PB contra suspeitos de fraudarem contas bancárias

A operação XCoderX cumpriu nesta quinta-feira (06), 14 mandados na Paraíba contra suspeitos de fraudarem contas bancárias. Foram quatro mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão, em João Pessoa e Cajazeiras. Ainda não há informações sobre qual a relação que os presos na Paraíba tinham no esquema.

Ao todo, os policiais cumpriram 50 mandados judiciais no Distrito Federal, Bahia, Ceará, Paraíba, São Paulo e Santa Catarina de suspeitos em fraudar as contas bancárias de  pelo menos 37 vítimas no Distrito Federal e outras dezenas em diversos estados. O esquema fraudou pelo menos, R$ 1,1 milhão em contas bancárias do Distrito Federal.

Segundo o delegado Giancarlos Zuliani, da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC-DF), as investigações apontam que o grupo se passava por funcionários de bancos e entrava em contato com as vítimas para alertar sobre uma suposta fraude. Por telefone, os suspeitos orientavam os clientes a digitarem os dados da conta corrente e a senha bancária no teclado do próprio celular.

Os criminosos usavam um recurso que fazia aparecer no identificador de chamada o número do telefone oficial de um banco do Distrito Federal. O nome da instituição não foi informado.

Ainda segundo a polícia, após o contato telefônico, as vítimas eram orientadas a ir até um caixa eletrônico para gerar um QR Code, uma espécie de código de barras, que deveria ser enviado para os criminosos por meio de uma aplicativo de mensagens.

De posse de dados pessoais dos clientes e do QR Code, os suspeitos instalavam um aplicativo do banco em outros celulares e, assim, passavam a realizar uma série de saques e transferências na conta da vítima.

Diário da Paraíba com ClickPB

Postar um comentário

0 Comentários