Oficiais relataram a juiz que não acharam Vaqueirinho para internação

 Oficiais de Justiça relataram a um juiz da Paraíba que não conseguiram encontrar Gerson de Melo Machado, conhecido como "Vaqueirinho", para cumprir um mandado de internação psiquiátrica obrigatória. 

Infelizmente, a notícia está ligada a um trágico evento recente: no domingo, 30 de novembro de 2025, Gerson, de 19 anos, morreu após invadir a jaula de uma leoa no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa.
Detalhes do caso:
  • Mandado de internação: A Justiça da Paraíba havia emitido uma sentença determinando a internação compulsória de Gerson devido ao seu histórico de transtornos mentais graves, incluindo esquizofrenia, e múltiplas passagens pela polícia desde a adolescência.
  • Não localizado: Os oficiais relataram ao juiz Rodrigo Marques Silva Lima, da 6ª Vara Criminal, que não conseguiram localizá-lo para efetivar a internação antes da tragédia.
  • Histórico de vulnerabilidade: Uma conselheira tutelar que acompanhou Gerson por anos descreveu seu histórico como sendo de abandono e extrema vulnerabilidade, com o poder público ignorando repetidos alertas sobre a necessidade de tratamento adequado. Ele tinha o sonho de ser domador de leões e viajar para a África, um desejo que, segundo relatos, pode estar ligado aos seus surtos psicóticos.
  • Morte trágica: Após ser liberado de uma prisão na sexta-feira (28) sob acompanhamento do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), ele sofreu um surto e invadiu a área restrita do zoológico, onde foi atacado pela leoa e morreu no local. 
O caso gerou grande comoção e levantou debates sobre a eficiência da rede de assistência psiquiátrica em João Pessoa e a necessidade de políticas públicas mais eficazes para lidar com pacientes em situação de vulnerabilidade e surtos psicóticos. 

Postar um comentário

0 Comentários