O programa Rota do Mel, iniciativa do Governo Federal para estruturar cadeias produtivas sustentáveis, lançou, nesta sexta-feira (25), um novo polo no município de Maturéia, no Sertão da Paraíba. A ação, realizada durante a Expomel, pretende fortalecer a apicultura e a meliponicultura no semiárido paraibano, beneficiando produtores das regiões intermediárias de Patos e Sousa-Cajazeiras.
Com apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Rota do Mel atua na aquisição de equipamentos, implantação de unidades de beneficiamento, introdução de tecnologias e uso de inteligência artificial. O programa, criado em 2017, passa agora a contar com 13 polos em todo o país.
Segundo Joaquim Carneiro, coordenador-geral de Arranjos Produtivos e Inovadores do MIDR, o semiárido paraibano reúne condições ideais para a produção de méis orgânicos e de qualidade superior, como o mel de Marmeleiro, que pode futuramente conquistar uma Indicação Geográfica.
O novo polo foi validado conforme critérios da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), considerando organização socioprodutiva, potencial de inovação e integração de ações públicas e privadas.
Entre os principais desafios apontados estão a certificação das casas de mel e a ampliação da comercialização interestadual. A estruturação do polo buscará enfrentar essas barreiras, ampliando o acesso a mercados formais e fortalecendo a economia local.
A Expomel, organizada pela Prefeitura de Maturéia e Câmara de Vereadores, reuniu cerca de 300 participantes e contou com apoio de instituições como SEBRAE, SENAR, UFPB, INSA, CODEVASF, Fiocruz e MCTI, além de cooperativas e associações locais.
0 Comentários