A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entregou, nesta quinta-feira (14), o Título de Cidadania Paraibana ao chef Erick Jacquin durante sessão solene realizada no plenário da Casa Epitácio Pessoa. A proposta foi apresentada pelo deputado Júnior Araújo e aprovada por unanimidade. A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino e dos deputados Anderson Monteiro e Jutay Meneses.
Morando há 30 anos no Brasil, Erick Jacquin foi convidado a comandar a cozinha do Nui 360, em João Pessoa, na Paraíba, em 2019. Deste então, o Chef se diz apaixonado pela Paraíba, passando a divulgar as belezas e a culinária do estado em diversos programas TV. Foi dele a ideia de agregar à sua culinária os produtos paraibanos, oriundos das mais variadas regiões do estado, hoje, utilizados em seus restaurantes por todo o país. Atualmente, em JP, emprega 45 pessoas de forma direta e mais de 200 de forma indiretas.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino, ressaltou a importância do momento, não só para o chef francês Eric Jacquin, mas para todos os paraibanos.
“Esse título é uma honra para todos nós, pois é um reconhecimento justo para esse grande chef que decidiu investir no Estado, abrindo emprego para muita gente e oferecendo muitas experiências gastronômicas para nós. Em um país em que se olha pouco para o Nordeste, Jacquin enxerga nosso potencial”, relatou Adriano.
O deputado Júnior Araújo ressaltou que o chef Eric Jacquin é um francês que adotou o Brasil como sua segunda casa e que, inclusive, se apaixonou pela Paraíba, investindo no estado, gerando emprego e renda. “É um justo reconhecimento por tudo o que ele tem feito divulgando as belezas da Paraíba e divulgando a culinária do nosso estado. É uma pessoa que têm compromisso com o nosso estado, que gosta, que ama o nosso estado. Fico muito feliz porque por onde o chef Eric Jacquin tem andado, no Brasil e no mundo, tem divulgado as belezas da Paraíba e a riqueza da nossa culinária”, argumentou Júnior Araújo.
Ao receber o título de cidadão paraibano, o renomado chef de cozinha Erick Jacquin expressou profunda gratidão e emoção pela honraria, destacando sua conexão de 30 anos com o Brasil. Por suas belezas naturais e riqueza cultura, o homenageado descreve a Paraíba como um paraíso. “Ser cidadão paraibano é uma coisa extraordinária para mim. Algo que nunca imaginei. A capital é linda. O Estado é maravilhoso e bem preservado. Todo mundo fala que aqui é um paraíso do Brasil e eu acho que é verdade. Então, ser cidadão paraibano para mim é uma honra muito grande”, declarou Jacquin.
Para o chef Jacquin, a culinária é também um meio de proporcionar momentos felizes para as pessoas e, através dos produtos e ingredientes paraibanos, ele enfatiza que tem conseguido levar alegria não só à população do estado, mas também às pessoas que nos visitam e conhecem uma nova experiência gastronômica. “Aqui, o mar é maravilhoso, o Sertão é maravilhoso, tem tudo para fazer de bom e gostoso e não decepcionar. Penso que minha profissão é dar felicidade para as pessoas. Vamos a um restaurante para ter felicidade, para se divertir com amigos e com a família, então, nós cozinheiros, não podemos decepcionar, transformamos a obrigação de se alimentar em prazer e aqui na Paraíba temos tudo para proporcionar isso”, declarou o homenageado.
O chef Erick Jacquin já foi reconhecido pela revista Forbes como uma das 25 personalidades mais importantes do país. Jacquin é um dos mais renomados chefs franceses em atividade no país. Atualmente, também dedica tempo à televisão, onde atua como um dos jurados do programa de culinária de maior audiência no país, o MasterChef Brasil, exibido na TV Bandeirantes.
Agência ALPB
0 Comentários