Chuvas deixaram 44 mortos e 56 desaparecidos em Pernambuco, diz ministro

 O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou neste domingo (29) que as fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco já deixaram ao menos 44 pessoas mortas e 56 desaparecidas, desde a última quarta-feira (25).

Os números foram divulgados durante uma coletiva de imprensa realizada nesta manhã no Recife. De acordo com o ministro, são: 44 mortos; 56 desaparecidos; 3.957 desabrigados; 25 feridos; e 533 desalojados.

Ferreira foi à região após o presidente Jair Bolsonaro (PL) determinar o envio de equipes para auxiliar no socorro às vítimas e às autoridades.

"Ainda ontem telefonei para o governador do estado e o prefeito de Recife e coloquei de imediato as equipes do governo federal à disposição. Uma equipe da Defesa Civil nacional permanecerá em Pernambuco enquanto a situação perdurar", declarou Ferreira.

Além dele, estão também no estado os ministros do Turismo, Carlos Brito, da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, Ronaldo Bento. As Forças Armadas também foram acionadas. Antes da coletiva, os ministros fizeram um sobrevoo pelas áreas mais atingidas.

No Twitter, Bolsonaro afirmou que visitará Recife na segunda-feira (30). Em dezembro do ano passado, ele foi criticado nas redes sociais por estar de férias enquanto as chuvas atingiram mais de 100 cidades da Bahia. Na ocasião, ele estava em Santa Catarina e enviou ministros para averiguar a situação da região.

No sábado (28), foram ao menos 30 mortes nas cidades da região metropolitana da capital pernambucana, segundo dados da Defesa Civil de PE.

A ocorrência mais trágica se deu no Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura (que fica dividido entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes), onde ao menos 20 pessoas morreram ontem após deslizamentos de terra.

A vítima mais nova em Ibura foi um bebê de oito meses que, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, chegou à unidade de saúde sem vida. Outras seis pessoas morreram em Camaragibe.

SAQUE DO FGTS
O governo federal anunciou algumas medidas de apoio ao estado, como a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a população pernambucana, assim que a Defesa Civil reconhecer a situação de emergência ou calamidade.

Ferreira afirmou que o governo já havia editado duas Medidas Provisórias para atender nacionalmente situações de emergência, como a que ocorre em Pernambuco. "Não deve faltar recurso para atender nenhuma demanda que tenha sido causada por esse desastre", disse o ministro.

Apesar dos temporais terem cessado no momento, as autoridades afirmam que ainda é necessário manter as medidas de proteção e pedem que a população que vive em zonas de risco deixe suas casas.

"Embora tenha parado de chover agora a gente tá com chuvas fortes previstos para os próximos dias. Então a primeira coisa é manter as medidas de autoproteção", afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

Fonte: Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários