Prefeito recepciona novos residentes dos programas de saúde apoiados pela gestão municipal

 

A manhã desta segunda-feira (7) marcou o início da residência médica para 105 profissionais. Eles foram os aprovados para as novas turmas dos oito programas de residência de instituições de ensino superior de João Pessoa em parceria com a Prefeitura da Capital. Em evento no Paço Municipal, os selecionados receberam as boas vindas do prefeito Cícero Lucena e participaram de uma aula inaugural.

“Essa experiência, sentindo as dificuldades das pessoas, vai ser a maior formação possível para todos. Vocês vão poder ver quanta gente precisa de nós e as dificuldades do sistema de saúde, mesmo com esse programa belíssimo que é o SUS. A saúde conta com um olhar especial de nossa parte. Temos um desafio grande pela frente e fico feliz que vocês estejam nessa com a gente”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que a pandemia trouxe dias tristes. “Os profissionais de saúde se dedicaram e trabalharam sem dia e sem hora pra ajudar quem precisava. Com certeza poderemos ter de vocês o carinho e o zelo com que essa gestão quer cuidar de seu povo”, afirmou.

Os 105 aprovados estão divididos em oito programas de residência médica em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas, a UFPB, o Unipê e a Famene. Estes profissionais terão sua formação tendo a oportunidade de atuar na prática nos Programas de Saúde de Família da Prefeitura.

A secretária municipal da Saúde, Margareth Diniz, destacou que os aprovados chegaram ali a custo de muito estudo em um processo muito concorrido. “Estão respaldados pela competência e iniciam residência com o apoio da Prefeitura pra realizar suas atividades. A Secretaria de Saúde está aberta para o diálogo e para encontrar os melhores caminhos”, afirmou.

O Conselho Municipal de Saúde participou da recepção aos residentes como entidade fiscalizadora. “O Conselho trabalha com o controle social e como é uma atividade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) foi convidado para acompanhar todo o processo, teórico e prático”, explicou o presidente Ednaldo Barbosa.

O dirigente disse que considera a residência ofertada pela Prefeitura de João Pessoa a melhor pós-graduação do País dentro do programa de saúde básica. “É uma ótima iniciativa em todos os sentidos, principalmente por estar inserida na política de saúde pública”, destacou.

O médico residente Pedro Ivo Padilha, representante dos residentes da FCM, disse que a residência em João Pessoa é uma excelente oportunidade em termos de aprendizado e que tem aproveitado todo o conteúdo no dia-a-dia no atendimento à população.

“Nós residentes reforçamos o atendimento na atenção primária que é a área voltada para os cuidados iniciais à saúde, desde a prevenção ao acompanhamento do paciente”, destacou.

Participaram da solenidade o presidente do CRM- PB, João Modesto, o vice-coordenador do Coordenação de Residência Médica (Coreme), Plínio Muniz, a coordenadora da Coordenação de Residência Médica da UFPB (Coremu), Lucineide Braga, a representante do Núcleo de Educação em Saúde, Eutilia Freire.

Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários