Chuva intensa provoca alagamentos de vias em João Pessoa e ação da Prefeitura restabelece fluxo

 

A Capital paraibana registrou fortes chuvas na madrugada e início da manhã deste sábado (5) e as equipes da Prefeitura de João Pessoa estão de prontidão monitorando pontos de alagamento e ordenando o trânsito, além de acompanhando a situação da população que mora próximo às encostas e os rios. O trabalho preventivo de limpeza de rios e galerias contribuiu para que a cidade registrasse poucos trechos com volumes de água que precisassem de interdição e desvios.

Nas últimas12 horas, dos sete pontos monitorados com pluviômetros instalados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec/JP), o Centro foi a região com maior precipitação (116,8 mm). Na frente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Varadouro, uma região que historicamente registra alagamentos, equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) fizeram o desvio pela via lateral para garantir o fluxo dos veículos. Ao mesmo tempo, agentes de limpeza da Emlur realizavam a limpeza de canteiros para melhorar o fluxo da água.

De acordo com informações da Defesa Civil, com base nos dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Manaíra choveu 107,8mm, 46,2mm no Altiplano, 114,8mm em Tambauzinho, 51,8mm no Cristo, 50,6mm no Grotão, e 39,6mm no Cuiá. A Defesa Civil recebeu um chamado de água que entrou em uma casa em Paratibe e outro de um problema no sistema de drenagem em uma rua no Cabo Branco.

Para todo o Litoral paraibano, a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de ocorrência de chuvas a qualquer momento do dia.

Semob – Desde as 6h, a Semob-JP está em alerta, observando as 100 câmeras integradas ao Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) e acionando as demais secretarias e órgãos em casos urgentes devido às chuvas. Segundo levantamento dos agentes de mobilidade, corredores como Avenida Sérgio Guerra (Bancários) e Josefa Taveira (Mangabeira) registraram pistas com acúmulo de água, no entanto, os veículos não ficaram impedidos de transitar.

Seinfra – A Secretaria de Infraestrutura está com equipes de plantão fazendo serviços de manutenção de galerias pluviais da programação de rotina e em alerta para eventuais ocorrências. Até o momento, foram enviadas duas equipes para o bairro do Valentina e outra para a rua da mata no Cabo Branco, para serviços já previamente programados.

Na Avenida Expedicionários, no bairro da Torre, uma cratera voltou a se abrir e a Cagepa foi acionada pela Seinfra para realizar os procedimentos necessários e obras. A Semob precisou também realizar o bloqueio total na Avenida, nos trechos compreendidos entre a Avenida Julia Freire e Rua Silvio Almeida.

Vacinação contra a Covid – Devido à ocorrência de chuvas na manhã deste sábado (05) e a previsão de novas precipitações no decorrer do período, a Secretaria de Saúde de João Pessoa decidiu suspender o atendimento no posto de vacinação instalado no Parque Parahyba III, que atenderia por demanda espontânea no turno da noite.

O atendimento sem a necessidade de agendamento, no entanto, continuará no posto instalado no Mangabeira Shopping (18h às 22h) no formato drive-thru e pedestres.

Prontidão – As equipes da Defesa Civil estão de prontidão para qualquer emergência. O sistema funciona 24h e em caso de ocorrência a população deve ligar para os números 0800-285-9020 e 9 8831-6885.

A Semob reforça que em caso de urgência de trânsito, o cidadão pode acionar as equipes através do Disk 118 ou pelo whatsapp do COTT – 98760-2134.

Postar um comentário

0 Comentários