UE oferece caças à Ucrânia e anuncia congelamento de metade das reservas do Banco Central da Rússia

 O alto representante da União Europeia para Relações Exteriores, Josep Borrell, revelou que um pacote de 450 milhões de euros de “ajuda letal” para a Ucrânia incluirá caças, com todas as armas entregues pela Polônia. Borrell também disse que cerca de metade das reservas do Banco Central da Rússia seriam congeladas.

Falando horas depois que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que o bloco “financiaria a compra e entrega de armas e outros equipamentos” para a Ucrânia, Borrell revelou que o pacote de “ajuda letal” da UE seria de 450 milhões de euros (US$ 501 milhões), com outros 50 milhões de euros (US$ 55.744) destinados a ajuda não letal, incluindo combustível e suprimentos médicos.

"Certamente, vamos fornecer armas... vamos fornecer até jatos de combate", disse Borrell a repórteres. “Não estamos falando apenas de munição.”

Borrell acrescentou que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, havia solicitado caças que os pilotos ucranianos poderiam operar e que esses jatos poderiam ser adquiridos de certos países da UE. A Força Aérea Ucraniana usa jatos MiG-29 e Sukhoi Su-24, Su-25 e Su-27 projetados pelos soviéticos em funções de combate, e com o Su-25 usado pela Bulgária e o MiG-29 usado pela Polônia, Bulgária e Eslováquia, os jatos provavelmente serão provenientes desses países.
R7

Postar um comentário

0 Comentários