Em seu centenário, Parque Arruda Câmara é reconhecido pela Unesco como referência em preservação

 

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara já está marcado na mente de todo pessoense quando o assunto é natureza. Desde a manhã desta sexta-feira (11), no entanto, a Bica, como é popularmente chamado o espaço, passou a ser também uma referência mundial na área. Isso aconteceu pelo reconhecimento da Unesco, que concedeu ao Parque o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA). O diploma foi entregue ao prefeito Cícero Lucena e ao vice-prefeito Leo Bezerra durante solenidade no local.

“Esse é o reconhecimento do trabalho de quem cuida deste Parque para que seja local de lazer, acolhimento e aprendizado. A Bica tem o poder de despertar em cada um o entendimento do quanto é importante preservar a natureza. Compartilho esse título com quem cuida da Bica e esperamos poder replicar experiências como esta na cidade”, destacou o prefeito Cícero Lucena.

Quando uma instituição recebe o título PARBMA ela passa a ser reconhecida como um local onde são desenvolvidos projetos de preservação e recuperação do bioma Mata Atlântica, que envolvam pesquisa e educação ambiental. Com o título, o Parque Arruda Câmara conquista o reconhecimento de que possui um conjunto de ecossistemas terrestres, remanescentes de Mata Atlântica, que contribui para a conservação da biodiversidade, pesquisa e promoção do desenvolvimento
sustentável e educação ambiental.

A presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Mary Sorage, explicou que os postos avançados são vitrines. “É uma honra reconhecer o trabalho que vem sendo feito aqui. Hoje a Bica alcança patamar de destaque e responsabilidade. Este título traz consigo o compromisso de se fazer mais e melhor e não temos dúvida de que isso vai acontecer aqui, pois percebemos o amor da equipe por este espaço”, afirmou.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Wellison Silveira, aproveitou para ressaltar o trabalho dos profissionais da Bica. “Este é o único espaço da Paraíba reconhecido e isso se deve ao trabalho realizado aqui. Agora temos não apenas o reconhecimento da população, mas da Unesco”, comemorou.

A solenidade foi encerrada com a participação de crianças do Residencial Nice Oliveira, que ajudaram no plantio de mudas de plantas nativas. Estiveram presentes o conselheiro do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera, Boisbaudran Imperiano, e o vereador Bruno Farias, além do diretor do Parque, Rodrigo Fagundes.

Secom/JP

Postar um comentário

0 Comentários