A menos de oito meses do pleito, indefinição sobre regras eleitorais vira abacaxi para deputados estaduais; “É ruim para democracia”, alerta Hervázio

  O deputado estadual Hervázio Bezerra, do PSB, tratou como um verdadeiro ‘abacaxi’ a indefinição sobre as regras eleitorais para o pleito de 2022 a menos de oito meses da realização das eleições. O parlamentar disse não sabe ainda se permanecerá no PSB ou se migrará para outra legenda justamente porque não sabe o que vai acontecer na legislação.

“Olha o abacaxi que estamos enfrentando e ninguém está atentando para isso. Nós estamos a menos de um ano da eleição e eu não sei se vou permanecer no PSB, não porque eu não queira, mas porque nem eu nem o outros sabem quais serão as regras do pleito”, desabafou.

Bezerra também lamentou o fato de o fundo eleitoral destinado aos partidos não ser rateado entre os candidatos a deputados estaduais. Segundo ele, além da ausência do recurso, o excesso de cotas destinadas as minorias também é outro fator que fragiliza as candidaturas de quem está no páreo e não se insere em nenhum dos grupos.
“Tem coisa mais cruel do que aumentar o fundo partidário, que é muito dinheiro, e eu nunca recebi um centavo de fundo partidário, e nenhum deputado estadual recebeu, porque esse recurso só vai para senador e para deputado federal e a cota das mulheres. Ou seja, você já entra fragilizado com esse negócio de cota para mulher, cota para negro, cota para isso, cota para aquilo”, emendou.

Outro ponto que tem preocupado o parlamentar é o fato de os políticos estaduais e municipais ficarem à mercê de Brasília, o que para ele, só enfraquece a democracia.

“Acabaram com as coligações e os vereadores foram cobaias, e agora criam essa derrota das federações e a gente fica dependendo de Brasília. O governador João está aí batendo de porta em porta, analisando, e nós ficamos numa situação extremamente difícil e complicada, porque faltando tão pouco tempo para eleição não se sabe ainda como devemos nos posicionar, isso é ruim para democracia e é ruim para política”, completou.
As declarações do socialista repercutiram em entrevista à Rádio Guarabira FM.

Blog do Ninja

Postar um comentário

0 Comentários