Foto de 'cacho' de cobra-verde viraliza na web; entenda o fenômeno

 Um registro de um "cacho" de cobras-verdes, feito no Brasil, viralizou nas redes sociais pelo mundo e acabou sendo assunto de uma revista sobre a biologia das serpentes. A foto foi compartilhada no Facebook na intenção de entender o amontoado dos répteis.

“O fenômeno registrado é chamado cientificamente de agregação reprodutiva. Ocorre justamente no período reprodutivo e o objetivo é o sucesso da reprodução da espécie por meio da cópula”, explicou a bióloga Karina Banci, uma das autoras da nota científica.

“As fêmeas secretam pela pele hormônios sexuais chamados feromônios. Por meio do olfato, os machos são atraídos até a fêmea, conseguindo, inclusive, seguir as trilhas de feromônios que as fêmeas vão deixando por onde passam. Eventualmente muitos machos são atraídos ao mesmo tempo por uma fêmea só, o que faz com que eles se agreguem em volta dela, tentando copular”, detalhou.

Na publicação, a biológa Silara Batista também destacou que esse é um fenômeno inédito para a espécie.

“Apesar da riqueza de serpentes no País há relatos de agregação reprodutiva em poucas espécies, como a sucuri, a coral-verdadeira e, agora, na cobra-verde”, diz.

Com informações do g1

Postar um comentário

0 Comentários