João Pessoa vacina público +18 e adolescentes com comorbidades a partir de 12, nesta terça (24)

 Dando sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa inicia a imunização com primeira dose de adolescentes com deficiência, nesta terça-feira (24). Além disso, volta a aplicar a D1 na população 18+ e a dose de reforço para quem tomou a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.

Para os adolescentes com deficiência, a vacinação será realizada entre 8h e 12h, em cinco postos. Já para o público 18+, a imunização poderá ser feita em cinco ginásios, das 8h às 12h, além de dois postos do tipo drive-thru, das 8h às 15h. A vacinação com a D2 será em cinco ginásios, também das 8h às 12h.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida – A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência. Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

Para receber a primeira dose da vacina, o público 18+ sem comorbidade deve apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2, precisa apenas do cartão de vacinação e de um documento com foto.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários. O público com deficiência não precisa realizar o agendamento.

Dúvidas - Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail vacinajp@gmail.com ou telefone 9.8600-4815 (8h às 17h).

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos do aplicativo 99, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para garantir o acesso ao serviço, o cidadão deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os pontos de vacinação desta terça-feira (24):

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com deficiência 12+ (8h às 12h)
– Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados)
– Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)
– Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor)
– Apae (Bancários)
– Funad (Pedro Gondim)

Público 18+ sem comorbidades
Ginásios (8h às 12h)
– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
– Escola Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo Redentor)
– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
– IFPB (Jaguaribe)
– Escola Leonel Brizola (Tambauzinho)
Drive-thru (8h às 15h)
– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
– Mangabeira Shopping (também pedestres)

SEGUNDA DOSE
Coronavac – Butantan (8h às 12h)
– Lyceu (Centro)

Astrazeneca (8h às 12h)
– FIEP (Trincheiras)
– Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Pfizer (8h às 12h)
– Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Drive-Thru
– UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

- 18+ sem comorbidades
Drive-thru (8h às 15h)
– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
– Mangabeira Shopping (também pedestres)
– Unipê (Água Fria)

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários