Secretaria de Educação formata plano de retomada, mas aulas presenciais seguem sem previsão

 A secretaria de Educação de João Pessoa, América Castro, durante entrevista, nesta segunda-feira (14), afirmou que ainda não há data para a retomada das aulas de forma presencial na rede municipal de ensino da Capital. Segundo a gestora, o plano de retomada está pronto e já foi discutido com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e os Sindicatos, porém é necessário aguardar a estabilização dos casos da Covid-19 para ter uma retomada segura das atividades.

“Estamos nos reorganizando para a retomada das aulas, essas datas já foram remarcadas duas vezes nas conversas com Ministério Público e o Sindicato, mas infelizmente vieram as ondas da Covid e recuamos. É sempre bom lembrar que as atividades iniciaram no dia 8 de fevereiro de forma remota, está havendo aula, o que estamos aguardando agora é a estabilização dessa onda da Covid-19, a orientação dos órgãos de vigilância sanitária, e assim iniciar as atividades de forma presencial de forma gradativa de forma segura, mas sem data definitiva para isso acontecer. Criamos os comitês setoriais nas escolas para melhor acompanhamento dessas atividades e o plano de retomada já está finalizado”, disse América Castro.

A secretária de Educação apontou ainda que a pasta tem feito um monitoramento, de forma semanal, para saber qual o quantitativo de profissionais do segmento que já foram imunizados contra à doença. De acordo com América, aproximadamente 80% dos servidores da rede municipal, que conta com cerca de 8 mil pessoas, já receberam as vacinas.

“Uma grande parte dos nossos profissionais de educação já foram vacinados, somos cerca de 35 mil em todas as redes do município de João Pessoa, levando em consideração as escolas públicas e privadas, além do ensino superior. Na rede municipal temos cerca de 8 mil servidores e realizado o acompanhado dessa vacinação, sempre com levantamento semanalmente, onde aproximadamente 80% deles já estão vacinados. Os que ainda não estão são aqueles acometidos da Covid-19 durante esse período, outros que tomaram a vacina da gripe, mas estamos fazendo o monitoramento para que todos tenham acesso a vacina”, pontuou a secretária.

Ela destacou ainda que, no plano de retomada, a carga horária será a mesma orientada pelo decreto do governo do estado. “Será 30% presencial e 70% remoto. Entendemos que as dificuldades são para todos, é muito difícil e estamos reinventando e executando tudo ao mesmo tempo. Essa é a única maneira de tornar tudo possível, principalmente em termos orçamentários, porque com essa retomada, nós vamos aumentar sim o número de pessoal a ser contratado, além de ter melhorias da infraestrutura, readequando esses espaços para que alunos e professores assistam aula de forma segura”, explicou América Castro.

Sobre o plano de retomada
“O plano de retomada está dividido em quatro eixos, onde a gente tem o primeiro de governança com diagnostico e planejamento da retomada, o segundo com as orientações sanitárias para proteção de todos os servidores, eixo três pedagógico com estratégia do ensino hibrido e organização e adequações das turmas, e o último, que é o acolhimento psicossocial com espaço de fala e escuta de alunos e professores. Na retomada do ensino, a gente encaminhou 7 fases, iniciando com ensino infantil, esse que a gente não consegue acompanhar remotamente, levando em conta a dificuldade que as crianças têm ao ficar na frente da tela, e por fim finalizando com a retomada de jovens e adultos”, concluiu a Secretaria de Educação.

Portal Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários