Sedurb instala pias portáteis no Mercado Central e elimina ligações clandestinas de água


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) solucionou um antigo problema de saúde pública no Mercado Central. Após vistorias e obras realizadas no local, verificou-se o alto índice de ligações clandestinas de água e a instalação irregulares de pias, apresentando risco à saúde dos comerciantes e consumidores que utilizam o espaço público. Nesta quarta-feira (10), novas pias portáteis, no padrão adequado para a correta manipulação de alimentos, foram instaladas. A Sedurb desligou o fornecimento de água de modo irregular e as antigas pias, que apresentavam precárias condições de higiene e proliferação de insetos, foram retiradas do espaço.

De acordo com o secretário Fábio Carneiro, a solução dessas demandas representa um avanço significativo e garante melhores condições de higiene para comerciantes e consumidores. Ele ressaltou que as antigas instalações estavam em situação crítica e não ofereciam a menor segurança sanitária. “Atuamos para retirar esses equipamentos que não tinham condições de higiene alguma e estamos agora instalando pias portáteis pelo mercado, assim como existe em outros pela cidade, de modo a garantir a devida manipulação dos alimentos de forma segura”, disse.

Regularização - O diretor de serviços urbanos da Sedurb, José Carlos Rodrigues, disse que o abastecimento de água do mercado continua sendo feito normalmente.

Ele ressaltou que os permissionários precisam respeitar a legislação municipal, que dispõe sobre a individualização das contas de água e energia em cada boxe. “As intervenções feitas no local possibilitaram que antigos problemas fossem solucionados, garantindo melhores condições de higiene e segurança para todos”, afirmou.

Os comerciantes que mantinham ligações clandestinas de água deverão procurar a Divisão de Abastecimento e Alimentos (DIAAL) da Sedurb, que funciona na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, para regularizar a situação. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 3218-9062, das 8 às 17h.

Força-tarefa - No último fim de semana, uma força-tarefa, envolvendo diversas secretarias municipais e órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, foi realizada para minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas registradas recentemente na cidade, além de ações preventivas no equipamento.

Equipes com mais de 100 trabalhadores atuaram na remoção de entulhos, podas, pintura, desativação de ligações clandestinas de água e esgoto e demais reparos estruturais. A Sedurb vai continuar atuando no espaço, garantindo o ordenamento e melhorias nas instalações, mas a maior parte dos serviços já está concluída. As atividades das equipes não apresentam nenhum risco aos feirantes e consumidores.



Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários