Trump decreta estado de emergência em Washington

  Estado de emergência pode durar até 24 de janeiro; Joe Biden toma posse no dia 20O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou nessa 2ª feira (11.jan.2021) uma declaração de estado de emergência para Washington, capital do país, depois que autoridades policiais alertaram sobre eventuais conflitos na posse do presidente eleito, Joe Biden.

A ordem, que pode ser estendida até 24 de janeiro, permite que a Agência Federal de Gestão de Emergências “identifique, mobilize e forneça a seu critério equipamentos e recursos necessários para aliviar os impactos da emergência”.

A medida vem depois que manifestantes pró-Trump invadiram o capitólio dos EUA, em 6 de janeiro, numa tentativa de interromper a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro, e em apoio às alegações de Trump de que houve fraude. O episódio deixou 5 mortos.

Também na 2ª feira (11.jan.2021), o FBI (Federal Bureau of Investigation) alertou sobre possíveis protestos armados em todos os 50 Estados e na capital dos EUA nos dias que antecedem a posse de Biden (20 de janeiro).

O prefeito da capital, Muriel Bowser, enviou uma carta no fim de semana pedindo segurança mais rigorosa antes da posse por causa do “caos, ferimentos e morte” no Capitólio em 6 de janeiro.

Poder 360

Postar um comentário

0 Comentários