Bairro das Indústrias ganhará nova praça, após realocação de famílias

  O Bairro das Indústrias vai ganhar uma nova praça, um espaço de lazer e convivência, que também vai beneficiar os moradores do Conjunto Padre Ibiapina. O anúncio foi feito pelo prefeito Cícero Lucena, nesta quarta-feira (27), que acompanhou a remoção de 30 famílias que moravam na ocupação Nelson Mandela, no Bairro das Indústrias, e foram transferidas para o Residencial Vista do Verde I.

O prefeito conversou com os moradores e disse que, além da moradia, a Prefeitura também vai oferecer a eles oportunidade de qualificação profissional com cursos de capacitação e formação, o que vai facilitar a entrada deles no mercado de trabalho, gerando emprego e renda. Ele afirmou que hoje a Prefeitura se preocupa com o futuro das pessoas que moram em condições precárias em barracos de alvenaria e também de tábuas cobertos por lona.

A ocupação Nelson Mandela tinha cerca de nove anos e abrigava 46 famílias. Trinta foram acomodadas no Residencial Vista do Verde I e as 16 restantes vão ser contempladas na segunda etapa do Residencial. A ocupação foi construída numa área destinada a uma praça e uma rua, que agora vão ser devolvidas à comunidade.

Conforme a secretária de Habitação, Socorro Gadelha, a Prefeitura deu um apoio logístico no transporte das famílias ao Residencial. “As famílias moravam em condições precárias e algumas em condições subumanas em barracos construídos com tábuas velhas cobertos com folhas de zinco e telhas de amianto, o que deixava o ambiente desconfortável, quente no verão e úmido quando chegava o período das chuvas”.

O secretário executivo da Habitação, Beto Pirulito, explicou que, após a acomodação das famílias na nova moradia, elas serão acompanhadas pelo trabalho Pós Ocupacional, que vai orientar sobre as regras de convivência no Residencial, além de desenvolver atividades recreativas e educativas.

A dona de casa Adriana da Silva disse que morou nove anos na ocupação Nelson Mandela e chegou o dia de “comemorar a vitória” e começar uma nova vida no Residencial Vista do Verde I. Ela revelou que não conseguiu dormir ansiosa para fazer a mudança e morar no apartamento que recebeu da Prefeitura, lembrando que tudo começou com a mãe dela e agora o sonho da moradia se realiza.

Participaram da demolição dos barracos e da transferência das famílias para o Vista do Verde I as secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Segurança, Infraestrutura, Administração, Educação e Comunicação, além de Emlur, Cagepa e Energisa.

Postar um comentário

0 Comentários