Comícios, eventos e pedidos de votos só poderão ser feitos após 26 de setembro, explica coordenadora da Corregedoria do TRE-PB

A coordenadora da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egito, em entrevista ao Portal ClickPB, na tarde desta quarta-feira (16) esclareceu sobre as mudanças no pleito eleitoral desse ano e afirmou que as eleições devem acontecer de forma mais rápida com apenas dois candidatos a serem votados, a dispensa da leitura biométrica e a antecipação em 1 hora da votação com as seções abertas a partir das 7h, para diminuir as aglomerações.

As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.
Até o dia 26 de setembro, o pré-candidato pode usar suas redes sociais e mídia para participar de lives e dialogar sobre sua intenção de concorrer aos cargos de prefeito ou vereador, mas não para pedir voto. Também é possível fazer arrecadação online por meio de plataformas digitais para obter doações na campanha.

A segurança nas eleições também permanece a mesma, tendo em vista que o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto, além do Título de Eleitor, no momento da votação.

Para a coordenadora, a pandemia trouxe mudanças no processo eleitoral a exemplo das convenções. "Elas sempre foram feitas de forma presencial, mas com a pandemia houve um normativo para a possibilidade de forma online com a resolução que trouxe a possibilidade das convenções virtuais, 23. 623/2020 do Tribunal Superior Eleitoral", explicou.

Ela ainda destacou que as penalidades vão depender da infringência de cada caso. "Vão desde de prisão em caso de flagrante a exemplo da boca de urna, ou multas de 5 mil a R$ 20 mil reais, ou até maiores se o candidato tiver uma propaganda eleitoral maior que esse valor, a multa poderá ser equiparada ao valor da propaganda", esclareceu.

A partir do dia 27 de setembro também serão iniciados os eventos como comícios, online ou presenciais.

ClickPB 

Postar um comentário

0 Comentários