Série de providências necessárias para comprar um apartamento em João Pessoa

Comprar um apartamento demanda muito do seu tempo, tanto na fase de pesquisar os apartamentos disponíveis, quanto na de organizar todos os papéis para efetuar a compra. Sendo assim, muitas coisas devem ser providenciadas para assegurar que o imóvel em questão está totalmente apto para ser ocupado e vendido, nunca deixando de procurar saber de detalhes importantes, assim como ter certeza do verdadeiro estado em que se encontra o imóvel. Lembre-se que tem muita gente querendo vender lugares horríveis, por preços absurdos.

É importante sempre ter em mente a importância da aquisição de um apartamento para as pessoas, que para a grande maioria é a maior compra da vida inteira. Isso possui uma importância gigante, porque nada pode dar errado numa situação como essa. A segurança e a estabilidade, que a casa própria confere para uma pessoa ou família é gigante, que passa a não mais ter que se preocupar com aluguel, além de saber que não poderá ser despejado da própria casa. Por isso, nunca deixar que um sentimentalismo norteie a compra de seu apartamento, é crucial para você não se arrepender depois.

É preciso muitos cuidados para que nada no futuro possa vir a arruinar a compra feita por você, como pode acontecer caso venha à tona documentos, defeitos jurídicos do negócio e simulações, por exemplo. Imagine, você gastar todas as suas economias na compra do seu imóvel, mas depois perceber que na verdade levou um belo de um golpe. Por isso, muitas dessas informações devem ser coletadas antes mesmo de você se decidir pela compra de determinado apartamento à venda em João Pessoa, já que elas é que te mostrarão se o negócio é vantajoso para você ou não. Visto isso, é preciso que todo o processo de aquisição de um imóvel, seja permeado por muita racionalidade e responsabilidade.

Orçamento

Saber o quanto de dinheiro você tem disponível, é crucial para que não se enfie os pés pelas mãos. Muita gente, inclusive, acaba contraindo dívidas por não conseguir pagar as prestações adequadamente, sendo que inicialmente a pessoa achou que seria possível. Isso pode fazer com que o seu sonho se transforme num pesadelo, às vezes fazendo até com que se perca o imóvel. Por isso, sente-se e faça as suas contas e analise o quanto exatamente você pode dispor mensalmente para o pagamento, além do valor de entrada que será dado.

Dependendo do lugar em que se está desejando o imóvel, a conta pode ficar mais cara, sendo que o metro quadrado em bairros nobres, são bem mais caros que em outros lugares. Então, é preciso pesquisar também os valores praticados nas vendas de imóveise nas suas possibilidades de assumir tal dívida e negócio. Questões como a localização e a infraestrutura do prédio, podem ser coisas importantes para você, e só podem serem decididas após você fazer o seu orçamento. Saber o quanto se tem, pode inclusive agilizar todo o processo, já que não ficará visitando lugares, que não estão dentro do seu orçamento.

Documentação do apartamento

Essa é uma das mais importantes etapas no processo de compra de um apartamento, lembrando que se algo por acaso estiver errado com a sua documentação, pode ser que você venha perder o seu imóvel no futuro. Por isso, junte todas essas coisas para se precaver: a matrícula atualizada do apartamento, afim de ver qual a situação real dele, como confirmar quem é o dono e como estão os pagamentos de impostos; a certidão atualizada do IPTU, para ver se não existe nenhum débito do tipo com a prefeitura; a certidão atualizada e negativa de tributos do município; a declaração de inexistência de dívidas com o condomínio; e por último, é importante pesquisar se o imóvel não está sob interesse público, já que seria desastroso se ele fosse desapropriado pelo governo futuramente.

Documentação do vendedor

Assim como saber a situação exata do imóvel é importante, saber como está a situação financeira do vendedor também o é, visto que o apartamento vendido por ele, pode até ser mesmo entregue para quitar as suas dívidas, deixando você totalmente na mão e sem casa para morar. Por isso, para checar a idoneidade de quem está te vendendo o imóvel, peça a ele os seguintes documentos: cópia do RG, CPF ou CNPJ; a sua certidão de nascimento atualizada; uma certidão negativa do INSS e do FGTS, caso a dona do imóvel seja uma empresa; certidão de débitos tributários negativa nas esferas da Fazenda Municipal, Estadual e Federal; uma certidão negativa das justiças federal e estadual; todos esses documentos são importantes para ter certeza se o dono é uma pessoa idônea ou não.

Localização

Saber onde se vai morar, é importante para saber se o seu estilo de vida se adaptaria naquela região. Caso você seja uma pessoa que não gosta de muito barulho, mudar-se para um bairro com uma vida noturna muito agitado, por exemplo, não faria muito sentido. Por conta disso, é preciso que você visite o bairro em que está pretendendo comprar o seu apartamento, e analisar como você se sentiria morando ali. Veja como é a infraestrutura do lugar também, sendo importante ele ter lugares básicos como supermercados, farmácias e bancos.

Vistoria

Muita coisa e defeito podem deixar de serem apontados pelo vendedor, que pode estar querendo tirar vantagem de você. Por isso, realizar a sua própria vistoria é importante para saber como realmente está a situação do imóvel. Veja como está a situação da pintura, das paredes, como está a situação dos encanamentos, afinal, tudo isso pode te dar muita dor de cabeça no futuro (caso o apartamento não esteja em perfeitas condições).

Para você que curtiu o nosso artigo sobre a série de providências que devem ser tomadas ao comprar um apartamento, fica aqui o nosso convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

Crédito: Pixabay

Postar um comentário

0 Comentários