Acesso restrito, esterilização de chuteiras e refeição em casa: o plano de ação do Flamengo para volta aos treinos

À espera da autorização das autoridades para retomar os treinos, o Flamengo tem pronto seu plano de ação para quando isso acontecer. No protocolo elaborado pelo clube, a previsão é de que espaços como academia e cozinha fiquem interditados, com constante e imediata esterilização de todos os materiais utilizados ao longo dos treinos - até mesmo das chuteiras utilizadas pelos jogadores.

A logística rubro-negra está estruturada para os treinos no Ninho do Urubu. Neste sábado, todos os jogadores, seus familiares, o técnico Jorge Jesus e seus auxiliares serão testados em relação ao coronavírus em suas respectivas casas. O protocolo indica que os treinos só podem ocorrer após 72 horas - o prazo máximo para os resultados.

O acesso ao CT será restrito, com um fluxo de no máximo 20% do normal - os protocolos de segurança costumam recomendar 30%.

O cronograma funcionará da seguinte forma: ao chegarem ao CT, os jogadores terão acesso a seus quartos individuais, onde estará à disposição um pacote higienizado com o uniforme. O atleta poderá se trocar e ir a campo.

A princípio, serão pequenos grupos de jogadores intercalados - o clube reformou quatro campos para distribuir os atletas respeitando a necessidade de distanciamento. Todo o acesso ao gramado será feito pela área externa do CT.

No intervalo entre um grupo e outro, haverá uma equipe de funcionários para esterilizar imediatamente tudo o que for necessário: chuteiras, aparelhos de GPS utilizados pelos atletas, bolas, balizas, cones etc. Todos os funcionários do CT foram treinados para usar equipamentos de proteção individual, com óculos especiais, máscaras e luvas.
Após o treino, os jogadores poderão tomar banho em seus quartos antes de ir embora. Eles deixarão suas roupas no CT. Elas serão lavadas e esterilizadas no próprio Ninho, e depois fechadas e lacradas, para que fiquem à disposição no dia seguinte. Cada atleta terá seu uniforme separado e ensacolado. Logo após deixarem o quarto, o mesmo será higienizado e desinfectado.

A alimentação não será realizada no Ninho. Com a cozinha fechada, a princípio cada atleta receberá um kit higienizado após o treino, com um mini lanche. Eles farão a refeição em casa, para evitar aglomeração e manuseio de talheres e outros objetos.

Inspiração na Alemanha
O Flamengo se inspirou no protocolo montado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, que retomou os treinos há cerca de um mês e vem aumentando gradualmente o número de atletas por grupo.
No Brasil, ainda não há previsão de retomada de atividades. Apesar de ter definido todo o seu protocolo, o Flamengo ainda precisa de uma autorização das autoridades. O governo do estado prorrogou a quarentena até 11 de maio.

O elenco do Flamengo esteve de férias até o dia 30 de abril. Os jogadores e o técnico Jorge Jesus já novamente no Rio de Janeiro. Os atletas retomaram os treinos em casa.

Diário da Paraíba com GE

Postar um comentário

0 Comentários