Um dos projetos do Ministério dos Transportes para o Nordeste pode recolocar a Paraíba no mapa das viagens ferroviárias.
O governo federal estuda a reativação da linha de trem entre @joaopessoapboficial e Recife, proposta que integra um plano nacional de retomada do transporte de passageiros em curtas e médias distâncias. A ideia é conectar capitais próximas, fortalecer o turismo regional e criar uma alternativa sustentável ao transporte rodoviário.
A ligação ferroviária entre as duas capitais tem cerca de 120 quilômetros e passa por municípios como Caaporã e Cabedelo, na Paraíba, além de Goiana e Abreu e Lima, em Pernambuco. Parte desse traçado pertence à antiga Rede Ferroviária Federal, desativada na década de 1990. Segundo o Ministério dos Transportes, o uso da estrutura já existente pode tornar o projeto mais viável técnica e financeiramente.
De acordo com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Bastos, os estudos técnicos e as consultas aos estados serão as primeiras etapas. Ele ressaltou que a linha Recife-João Pessoa é uma das mais viáveis do programa.
Na Paraíba, o potencial de aproveitamento da malha ferroviária é grande. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indicam que o estado possui pouco mais de 300 km de ferrovias, em sua maioria subutilizadas ou desativadas. A ideia é que as futuras estações sejam integradas aos sistemas de transporte urbano das capitais, como o VLT de João Pessoa.
Além da conexão entre Recife e João Pessoa, a nova rede ferroviária de passageiros poderá incluir outras rotas no Nordeste, como Fortaleza-Natal, Salvador-Aracaju e Maceió-Recife. O governo aposta que o retorno dos trens ajudará a reduzir o fluxo nas rodovias, diminuir a emissão de poluentes e estimular o turismo regional, especialmente em estados como a Paraíba, que possuem grande vocação para o setor.
0 Comentários