PGR diz ao STF que Ricardo Coutinho enriqueceu ilicitamente com dinheiro público

 O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou contra o pedido da defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) referente ao delito de organização criminosa fosse encaminhada à Justiça Eleitoral.

Investigado na Operação Calvário, o ex-mandatário foi denunciado por, segundo o Ministério Público, ter comandado esquema de desvio de recursos da saúde e da educação por meio de fraudes a licitações e superfaturamento de contratos firmados com organizações sociais.

De acordo com a subprocuradora-geral da República Cláudia Marques, o pedido do ex-governador não merece ser provido, pois a denúncia contra Coutinho não trouxe novos fatos que configurem crimes eleitorais.

Ela aponta que Ricardo Coutinho enriqueceu às custas do Estado e do dinheiro público.

“O objetivo maior era o de manter os integrantes do grupo no poder por longo período para, mediante a celebração de contratos superfaturados nas áreas de saúde e de educação e, também, por meio de atos de corrupção, propiciar a todos ganhos indevidos”, afirma Marques no parecer.

Logo, a questão vai além dos delitos que já estão sob análise da Justiça Eleitoral, pois configura caso de grupo estruturado e hierarquicamente organizado, que se constituiu muito antes do cometimento desses crimes específicos e que se manteve depois dessas práticas.

(MaisPB)

Postar um comentário

0 Comentários