Obrigatoriedade de máscaras retorna em instituições da Paraíba; veja locais

  

Portal T5

Pelo menos três instituições da Paraíba retomaram a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra Covid-19. O equipamento deve ser utilizado em ambientes fechados do Tribunal de Justiça, no Tribunal Regional Eleitoral e no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A medida é fundamentada na prevenção contra o contágio de síndromes respiratórias, como a Covid-19.

Para a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, o uso das máscaras continua fundamental pelo caráter pandêmico, mas não há perspectiva do retorno da obrigatoriedade pelo Poder Executivo, como ocorreu em períodos mais críticos de contágio da doença. "Analisamos dois indicadores: internação e óbitos. Esses números permanecem dentro de um cenário ainda estável, então não tem sinalização sobre discussão de obrigatoriedade", disse.

Para Renata, as máscaras foram grandes aliadas, principalmente, quando não existia a imunização. “É importante entender que a nossa maior arma também é a vacina, com a terceira dose para a população acima de 18 anos e quarta dose para quem tem mais de 50 anos", avaliou. 

Tendência negativa

Na última semana, a Paraíba foi incluída entre os estados com tendência de aumento dos casos de Covid-19 entre as ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o Boletim InfoGripe Fiocruz. Os dados correspondem às últimas quatro semanas e demonstram que 69% dos casos positivos para vírus respiratórios eram relacionados ao novo coronavírus. 

o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressaltou a importância da dose de reforço da vacina e da volta do uso de máscaras.

"É fundamental que a população retome certas medida simples e eficazes como o uso de máscaras, especialmente no transporte público, seja ele coletivo ou individual - tais como ônibus, trem, metrô, barcas, táxis e aplicativos. E quem ainda não tomou a dose de reforço da vacina da Covid, é preciso tomar. A vacinação é simplesmente fundamental".

Postar um comentário

0 Comentários