TSE conclui testes em urnas eletrônicas e não encontra falhas

 TSE informou nesta sexta que os testes do sistema de votação e das urnas eletrônicas conduzidos pela Corte e pela Polícia Federal ao longo da semana foram bem sucedidos e não identificaram quaisquer problemas que possam interferir nas eleições deste ano.

Os resultados do chamado TPS — Teste Público de Segurança — foram divulgados após testes que incluíram a simulação de ataques hackers ao sistema — que, por sua vez, inviabilizou as invasões.

“Nenhum dos vinte e nove planos de teste, tanto em novembro quanto agora, nenhum deles conseguiu alterar nenhum voto sequer ou mexer na totalização de votos registrados (…) Todas as camadas de segurança envolvidas na destinação e no sigilo do voto foram testadas”, afirmou Sandro Vieira, juiz auxiliar da presidência do TSE.

Vieira afirmou que, nesta etapa, foram implantadas melhorias pela Corte em relação aos testes de novembro, e que mais testes serão feitos até setembro — o sistema só é “fechado”, ou seja, se torna definitivo, após a cerimônia de lacração dos sistemas, que ocorre entre um mês e vinte dias antes das eleições.

Melhorias consideradas “procedimentais” ainda serão estudadas, como a diminuição do tamanho da cabine eleitoral — de forma a impedir o manuseio indevido da urna por eleitores, bem como evitar que sejam deixados santinhos e outros materiais de propaganda no local, mas sem comprometer o sigilo do voto.

Veja

Postar um comentário

0 Comentários