Prefeito abre ações do Maio Amarelo e entrega 45 motocicletas para operação da Semob-JP

 

O Parque Solon de Lucena, na manhã desta quarta-feira (4), recebeu a abertura oficial do calendário de ações da Prefeitura de João Pessoa em referência ao Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de acidentes no trânsito. O ato contou com a presença do prefeito Cícero Lucena, que ainda entregou 45 novas motocicletas para fiscalização, monitoramento e operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

“Ações preventivas são essenciais no cuidado da cidade e de seu povo. Tudo que fazemos com planejamento para a prevenção traz mais resultados. Essa fala precisa chegar à população e também aos nossos pequenos para que cobrem seus pais hoje em suas atitudes no trânsito e para que sejam cidadãos mais conscientes no futuro. Temos muito a discutir, a orientar e o envolvimento de todos é muito importante”, afirmou Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que juntos e de mãos dadas é possível fazer um trânsito humano e pacífico. “Ainda temos muito o que conscientizar, mas a equipe está determinada e peço que saiam daqui com a consciência ainda mais forte desse dever”, declarou.

O Maio Amarelo é um movimento mundial que tem como objetivo conscientizar as pessoas por um trânsito mais seguro e sem vítimas, tendo em 2022 o tema ‘Juntos Salvamos Vidas!’. Durante todo o mês de maio, a Semob-JP manterá um calendário especial de atividades, para alcançar todos os públicos incentivando práticas prudentes no trânsito, como respeito aos ciclistas, aos carroceiros, às sinalizações e às faixas de pedestres.

O superintendente da Semob-JP, Expedito Filho, lembrou que este é um mês referência, mas que essa ideia deve ser mantida ao longo do ano. “O amarelo simboliza atenção e cuidado e é isso que trazemos durante este mês e ao longo do ano. Vamos levar informação à população, às criancas e assim conseguir criar consciência”, afirmou.

E se o tema é a ação em unidade, muitos órgãos de segurança viária estiveram presentes com este compromisso. A superintendente substituta da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Keilla Melo, destacou que o trabalho é para salvar vidas. “Este é o nosso esforço diário, mas sozinho é em vão. Esse momento mostra a integração dos órgãos e da sociedade por essa causa. O trânsito faz vítimas comparáveis a uma guerra e não podemos nos acostumar”, afirmou.

O superintendente do Detran-PB, Isaias Gualberto, falou sobre a importância da campanha internacional. “Esta é uma questão mundial, onde o Brasil está entre os cinco países nos quais mais se morre por questões de trânsito. É importante que a sociedade civil entenda que temos que dar as mãos para evitar esse grande flagelo”, afirmou.

Além das ações educativas, a Prefeitura, por meio da Semob-JP, vai investir em publicidade para a conscientização da população. Através de uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur), 21 ônibus estarão circulando durante todo o mês de maio pelos principais corredores da cidade com mídia relativa à campanha. E, ainda, em parceria com a empresa de mídia ambiental Pooblicão, 20 mobiliários urbanos estarão sendo usados com placas interativas no topo, acima dos dispensadores de saquinhos.

A solenidade de abertura do Maio Amarelo contou com a participação do vereador Marcílio do HBE, o representante do Dnit-PB, Ítalo Marques, o representante do DER-PB, Fleming Cabral; o comandante do BPTran, Juciê Lima; e o representante do Sintur-JP, Isaac Júnior.

Secom PMJP

Postar um comentário

0 Comentários