Emmanuel Macron vence Marine Le Pen e é reeleito presidente da França, segundo projeções

 Emmanuel Macron venceu a eleição francesa, realizada neste domingo, 24, e foi reeleito presidente da França, segundo projeções. O líder reformista derrotou pelo segundo ano consecutivo a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen. Segundo os dados iniciais, Macron, que já aparecia na frente nas pesquisas e só concretizou o que os resultados já informavam, obteve entre 57,6% e 58,2% do votos.

Além de ter sido a pessoa mais jovem a assumir esse cargo, ele também conseguiu um outro feito, ser o primeiro chefe de Estado a ser reeleito em 20 anos. Sua reeleição augura novos protestos sociais, como os dos “coletes amarelos” que abalaram a primeira metade de seu mandato, especialmente contra o atraso na idade de aposentadoria, embora ele já tenha dito que está aberto a permitir que ela seja iniciada aos 64 anos.

Para o segundo mandato ele aposta em uma França “mais independente” no nível energético, agrícola e militar, até transformar a França em um país menos dependente de terceiros, dentro de uma União Europeia “mais forte”. Outros pontos importantes da sua proposta de governo são: reduções de impostos de 15 bilhões de euros, aumento da aposentadoria para 65 anos, reformas no seguro-desemprego e mercado de trabalho, investimento em energia ecológica, alcançar a neutralidade carbônica até 2050 e relançamentos de reatores nucleares.

obteve entre 57,6% e 58,2%

Jovem Pan

Postar um comentário

0 Comentários