Deputada ucraniana acusa tropas russas de estupros sistemáticos: 'Algumas estão grávidas'

  KIEV — A deputada Kira Rudyk, membro do Parlamento da Ucrânia, afirmou nesta quarta-feira que a violência sexual é "sistemática em todas as áreas ocupadas pelos russos" na guerra contra seu país. Para a parlamentar, a prática é usada como forma de humilhar o povo ucraniano. As declarações foram dadas em entrevista à rede de televisão CBS.

O estupro é usado como uma ferramenta de guerra na Ucrânia para quebrar nossos espíritos, nos humilhar e nos mostrar que podemos ser impotentes para proteger nossas mulheres e crianças e seus corpos — disse. — Está acontecendo sistematicamente nos territórios ocupados — acrescentou.

Relatos de estupros começaram a surgir após a retirada das tropas russas da região de Kiev, capital da Ucrânia. As vítimas descreveram os abusos para autoridades locais e entidades de direitos humanos.

No início, estávamos trabalhando para garantir que as mulheres estivessem seguras e recebessem ajuda médica. E posso dizer que algumas delas estão realmente grávidas de soldados russos que as estupraram — denuncia. 

O Globo

Postar um comentário

0 Comentários