Notícia de morte de adolescente por vacina contra Covid na PB é falsa, diz agência de checagem

 A Agência Lupa, da Revista Piauí, trouxe à tona nesta sexta-feira (11) o caso da morte de um adolescente que ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, em Outubro de 2021. O caso foi repercutido pela imprensa local e também nas redes sociais, no entanto, material reportado na época ainda vem sendo usado como base para o espalhamento de notícias falsas. Uma das publicações, compartilhada no Facebook, sugere que a morte do rapaz de 15 anos estaria ligada à vacinação contra a Covid-19 que ele tomou poucos dias antes de morrer.

A agência de checagem Lupa chegou a conclusão de que a informação é falsa. A vacina contra a Covid-19 não foi a responsável pela morte de um adolescente de 15 anos em João Pessoa. O caso relatado na reportagem aconteceu em outubro de 2021, quando um jovem morreu após ser imunizado. Contudo, o óbito não está relacionado a um evento adverso da vacina, conforme mostrou investigação feita pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e pelo Ministério da Saúde.

No dia 27 de outubro, uma nota técnica da Secretaria da Saúde do estado informou que um adolescente de 15 anos de João Pessoa teria passado mal e morrido após tomar a vacina da Pfizer. O Hospital Arlinda Marques notificou o caso, já que o óbito poderia estar relacionado ao imunizante. Contudo, para se chegar a uma conclusão, foi necessário investigar a morte do jovem.

Para realizar essa apuração, as autoridades de saúde recolhem informações como prontuários médicos, laudos de exames laboratoriais, relatórios de evolução de todos os serviços em que o paciente deu entrada para atendimento, entre outros documentos. A nota divulgada pela Secretaria da Saúde indicou que, até aquele momento, não era possível concluir a causa do óbito e que as conclusões do caso seriam divulgadas posteriormente, após avaliação das autoridades. 

Folha Piaui

Postar um comentário

0 Comentários