Devastação da Mata Atlântica chega a 85% na "comunidade Dubai" de João Pessoa

 

Após a retirada de 400 famílias da comunidade Dubai, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, a prefeitura cercou a área com mais de 14 hectares e iniciou uma investigação sobres os danos ambientais. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o espaço de preservação de Mata Atlântica perdeu 85% da área verde. Entre a vegetação devastada, árvores de grande porte, com até 30 metros de altura foram ao chão. O trabalho de análise e pesquisa foi iniciado em novembro de 2021, mas ainda não há data para início de reflorestamento.

A equipe técnica ambiental não possui o número exato de quantas árvores foram retiradas durante o desmatamento, mas identificou as espécies que resistiram à devastação. “Nas análises, foram identificados 273 indivíduos remanescentes de 50 espécies da Mata Atlântica, como Gitaí, Massaranduba, Murici, Sucupira e Leiteiro”, disse Jersey Barros, da Diretoria de Estudos e Pesquisas da Semam.

De acordo com a equipe de arborização da Semam, o espaço continuará sendo investigado para identificação de outras possíveis espécies, em seguida, será elaborado o projeto de recuperação da área degradada. “É preciso recuperar o solo, pois ainda existem sobras de construção civil e fossas artesanais abertas pelos moradores”, contou. Não há prazo para início da recuperação vegetal do ambiente.

No ano passado, o T5 denunciou, o desmatamento da Mata Atlântica por famílias em vulnerabilidade em busca de moradia. Cerca de 1.500 pessoas viviam em construções de risco, rodeadas pela devastação que corresponde a 14 campos de futebol.

As famílias retiradas da comunidade foram alojadas em quadras esportivas de três escolas públicas da capital. Os moradores tiveram o cadastro realizado pela Secretaria de Habitação para recebimento de um auxilio moradia, no valor de R$ 350. Mais de dois meses depois, três famílias continuam abrigadas no Ginásio Hermes Taurino, no bairro de Mangabeira. A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, informou ao Portal T5 que essas pessoas tiveram problemas na documentação para cadastramento do benefício, mas o problema foi resolvido e elas devem deixar o espaço improvisado ainda nesta sexta-feira (4).

(Foto: Semam/Divulgação)
(Foto: Semam/Divulgação)
(Foto: Semam/Divulgação)
(Foto: Semam/Divulgação)

T5

Postar um comentário

0 Comentários