Marcelo Queiroga trata como “erro” vacinação de crianças com doses irregulares em Lucena

 


Em visita a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avaliou como “erro” a vacinação de crianças com doses de adultos vencidas em Lucena, no Litoral Norte da Paraíba. Cerca de 60 garotos e garotas receberam a aplicação antes mesmo da liberação e distribuição do imunizante da Pfizer adequado aos municípios.

Segundo o paraibano, a meta agora é avaliar as crianças imunizadas irregularmente. “Primeiro lugar: a preocupação é com as crianças que receberam estas vacinas com a dosagem três vezes maior. Temos que fazer um monitoramento rigoroso para verificar a possível ocorrência de eventos adversos. Nós consideramos um erro vacinal. São 48 crianças e cabe as autoridades sanitárias locais e do estado fazer essa vigilância”, afirmou.

Ainda de acordo com o ministro, um dos eventos adversos possíveis com relação a aplicação é a miocardite. “Havendo qualquer tipo de repercussão, a principal e mais frequente complicação é a inflamação no coração chamada miocardia e também verificar a resposta imunológica a vacinação dessas crianças a essa vacina”.

Queiroga completou alegando que a visita ao município atende a um pedido do presidente Jair Bolsonaro após conhecimento do caso. “É questão de compromisso com a aplicação adequada”. Ele também destacou que as equipes devem ficar atentas ao frasco da vacina pediátrica – que é diferente, na cor laranja. Além disso, que as aplicações devem acontecer em pontos exclusivos para crianças e com profissionais preparados.

T5

Postar um comentário

0 Comentários