Corda bamba: rumores no Ministério da Saúde apontam possibilidade de demissão de Queiroga

 Rumores no Ministério da Saúde (MS) dão conta de que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está na mira do presidente Jair Bolsonaro e que sua demissão – que seria a quarta na Saúde desde o início da pandemia de covid-19 – seria uma questão de tempo.

De acordo com informações que chegaram ao Congresso em Foco Insider, essa possibilidade gerou preocupação nesta quarta-feira (26) nos corredores do ministério. A razão seria a portaria do Secretário de Ciência e Tecnologia do MS, Hélio Angotti Neto, defendendo o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 e desqualificando as vacinas.

De acordo com matéria originalmente postada pelo Congresso em Foco, a postura do ministro da Saúde que, na segunda-feira (24), afirmou que a hidroxicloroquina não possui eficácia comprovada contra a covid-19, indo na contramão da portaria, estaria desagradando Bolsonaro – um notório defensor do medicamento sem nenhuma eficácia contra a covid-19 – e desgastando sua relação com Queiroga.

“Hoje o ministro foi chamado para ir até o Palácio do Planalto, sem que houvesse qualquer compromisso na sua agenda com o presidente. Imaginei que já seria a demissão dele”, revelou uma fonte do gabinete do ministro que pediu para não se identificar. “Está um mal estar interno e já se fala sobre a demissão nos corredores do Ministério. Porque o ministro não se posicionou a favor da portaria, além de sempre dizer que o Hélio não é secretário dele.”

De acordo com a fonte, Queiroga não revoga a portaria, e também não demite Angotti porque “tem algo maior por cima”. O ministro da Saúde cogitou demiti-lo quando assumiu a pasta em março do ano passado mas que, por conta do bom relacionamento que Helio teria com a família Bolsonaro, acabou voltando atrás na decisão. Helio é um dos indicados da chamada “ala olavista”, oriunda de conservadores com afinidade ao escritor e polemista Olavo de Carvalho, falecido nesta terça-feira (25).

“O Hélio entrou no início do governo, em janeiro de 2019. Ele está desde o início do governo Bolsonaro e veio pelo presidente”, diz o servidor. “Queiroga já disse que não reconhece como secretário porque não foi nomeado por ele.”

Anvisa na mira

Longe de vir a ser demitido, há possibilidades de, ao contrário, Hélio Angotti ser promovido. Se depender do presidente Jair Bolsonaro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode ter um novo diretor-presidente em julho e o indicado ao cargo, que hoje é ocupado pelo almirante Antonio Barra Torres, seria ninguém menos que Hélio Angotti Neto.

Angotti, que assinou a portaria contrária às vacinas contra a covid-19 e a favor do uso da cloroquina, já foi um dos alvos da CPI da Pandemia por supostamente ter apoiado o gabinete do ódio. Além disso, o secretário integrou a comitiva que foi a Israel acompanhar o desenvolvimento de um spray nasal contra o novo coronavirus.

Rádio Blog

Postar um comentário

0 Comentários