Defesa Civil segue com plano de ações preventivas e de monitoramento em 2022

 

A Secretaria Municipal de Defesa Civil segue com o planejamento de ações de prevenção, monitoramento e resposta às demandas de risco apresentadas na cidade de João Pessoa para o ano de 2022. Este ano, a Defesa Civil registrou mais de 650 atendimentos à população e órgãos públicos. As ações são permanentes e buscam reduzir os impactos em áreas de risco na Capital.

Em caso de ocorrência, a população deve acionar o Disk Defesa Civil no número 0800-285-9020. O sistema funciona 24 horas.

O secretário da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, afirma que as ações preventivas realizadas durante todo o ano de 2021 obtiveram resultados satisfatórios.

“Durante todo o ano, desenvolvemos ações voltadas para a prevenção em comunidades ribeirinhas no período de chuva intensa e não tivemos nenhum registro de desastres com vítimas fatais ou com gravidade. Trabalho bastante proveitoso realizado por profissionais capacitados e dedicados a garantir o bem-estar da população”, enfatizou.

De acordo com dados da Defesa Civil, foram realizados mais de 650 atendimentos, sendo 550 demandas da população e 100 oriundas do Poder Judiciário e outros órgãos municipais, como a Ouvidoria. Mais de 45 áreas de barreiras vulneráveis foram monitoradas, além de 23 comunidades em áreas de risco e 100 pontos de alagamento. Foram emitidos também 245 Relatórios de Vistoria Técnica (RVT).

Segundo o diretor de Minimização de Desastres, Antônio Esteves, cerca de 30 imóveis foram interditados em 2021. Alguns deles localizados em áreas de risco, nos quais os moradores foram realocados e as edificações demolidas. Outros 200 proprietários foram orientados a recuperar suas residências por risco de colapso. “Trabalhamos 24 horas por dia, sete dias por semana, comprometidos com a integridade física e o bem-estar dos moradores de João Pessoa”, ressaltou.

Outra ação considerada imprescindível é a limpeza dos rios periodicamente. “Neste ano, já somamos mais de 22.139m de extensão em limpezas de rios urbanos e lagoas, bem como aproximadamente 51.354 m² de área de lagos limpos e desassoreados.Ação que garante o escoamento adequado do fluxo das águas, principalmente, em período de chuvas intensas evitando inundações em comunidades ribeirinhas”, disse Esteves.

Ações integradas

As ações coordenadas pela Defesa Civil Municipal integram diferentes áreas e contam com o suporte de diversas secretarias municipais, como Desenvolvimento Social (Sedes); Infraestrutura (Seinfra); Meio Ambiente (Semam); Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Outros órgãos podem ser acionados de acordo com o plano de ação.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários