Sedhuc prepara programação especial da Caravana do Cuidar, nesta sexta-feira, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

 


Nesta sexta-feira (19), das 8h às 12h, a Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), preparou uma programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Os serviços de saúde, empregabilidade, beleza, direito do consumidor e assistência social serão levados à Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombos, em Paratibe.

Um dos serviços incluídos na programação foi o corte de cabelo e design de sobrancelha, com o projeto Jóia Preta, um estúdio afro. “Esse é um estúdio gerido por mulheres negras, que nasceu com a proposta de resgatar a autoestima do povo preto, reafirmando a beleza que lhe foi negada por séculos. É trazer de volta nossas raízes, cultura, nossa beleza em diversas texturas capilares. Além disso, é uma forma de nos expressar através de nossos corpos, cabelos, vivências e experiências”, comentou uma das idealizadoras do projeto, Raissa Ruffo.

Além dos atendimentos que geralmente são oferecidos pela Caravana, os moradores também vão poder acompanhar apresentações da banda Os Filhos do Forró; do grupo Tambores do Tempo, da Olho do Tempo – Escola Viva; grupo Corpo Coreográfico da Escola Zumbi dos Palmares; palestra com a professora de história Jennifer Medeiros, sobre estética e beleza Afro; e a participação do maquiador profissional Romilson Rodrigues, em uma ação para resgatar a autoestima das mulheres.

“A Caravana do Cuidar é de grande importância por facilitar o atendimento àquelas pessoas que não têm tempo de sair de casa. E teremos em um lugar só vários atendimentos disponíveis”, ressaltou o vice-presidente da Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombos, Roberto da Silva.

Geraldo Filho, que comanda a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, falou da importância do Dia Nacional da Consciência Negra para as comunidades envolvidas e comemorou a programação especial preparada para a Caravana do Cuidar em alusão à data.

“O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de extrema relevância para pessoas pretas e pretos, pessoas descendentes de origem africana, já que a data é um marco contra o racismo e a discriminação. A data é alusiva a morte de Zumbi dos Palmares, que foi um grande líder da população negra. Desta forma, a Coordenadoria, em parceria com outras secretarias municipais, está promovendo essa programação especial em Paratibe”, destacou.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Transparência Pública (Setramp), Participação Popular (SEPP) e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), além da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários