Participantes do programa ‘Eu Posso Aprender’ recebem certificados de capacitações em gastronomia

 

A Prefeitura de João Pessoa entregou, na tarde desta terça-feira (16), os certificados aos profissionais que participaram das capacitações na área de Gastronomia, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), dentro das ações do programa Eu Posso Aprender. Foram oferecidos os cursos de Pizzaiolo, Doces de Festa, Hambúrguer, Petit Four (biscoitos), Panificação e Confeitaria.

Cerca de 50 profissionais concluíram as capacitações, realizadas em setembro e outubro deste ano. Entre alunos, estava a dona de casa Josivânia dos Santos, de 44 anos. Ela se matriculou no curso de biscoitos, a fim de adquirir conhecimentos na área. Desempregada há três anos, agora ela já sonha em empreender. “Nunca é tarde para aprender. E este é o primeiro certificado que recebo na vida. Amei a experiência. Pretendo abrir meu próprio negócio e colocar em prática tudo que aprendi”, disse.

Também teve aluno que buscou a capacitação almejando o primeiro emprego. É o caso de Igor Luan, de 18 anos, que reside no Alto do Mateus. Através de uma ação da Sedest em parceria com a associação de moradores do bairro, ele tomou conhecimento dos cursos, e se matriculou em dois: no de Pizzaiolo e no de Hambúrguer. “Gosto de cozinhar, mas não tenho muita prática. Vim para aprender e achei tudo muito legal. Sei que preciso de capacitação para buscar uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, já quero fazer mais cursos”, contou.

O prefeito em exercício, Leo Bezerra, destacou a emoção que estava sentindo, ao presenciar o impacto das qualificações na vida dos formandos. “Nós vivemos dias difíceis por causa da pandemia. E por meio de iniciativas como o Eu Posso Aprender, podemos mudar a realidade de muitas pessoas na nossa cidade. Esse é um compromisso da nossa gestão e ficamos muito felizes em poder cumprir com isso”, falou.

PARCERIAS – Para realização dos cursos, a Prefeitura contou com o apoio do setor privado. A Uninassau disponibilizou sua estrutura e seu corpo docente de maneira totalmente voluntária, enquanto o Rei das Carnes ofereceu o curso de Hamburgueria. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, frisou que as parcerias foram fundamentais para a realização dos cursos.

“E aproveitamos para anunciar que esse é um programa de continuidade. Nossos trabalhos não se resumem a capacitações. Nossas equipes seguirão a postos para fazer todo o acompanhamento desses formandos, como na orientação ao microcrédito e na formatação do plano de negócios que eles idealizam, a partir de agora. Estamos empenhados em estimular a potencialidade do ser humano”, destacou.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco; o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha; o presidente da Comissão de Empreendedorismo da Câmara Municipal, vereador Thiago Lucena; o diretor da Uninassau João Pessoa, Marcos Gava; e a presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias.

Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários