11 cidades da Paraíba têm indícios de fraudes em obras hídricas; veja a lista

 

Obras hídricas de 11 municípios da Paraíba estão em investigação por prováveis fraudes de licitações, segundo a Controladoria Geral da União (CGU). O relatório aponta irregularidades na construção de 53 barragens e açudes no estado. O suposto desvio de recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ultrapassa R$ 21 milhões.

Na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Bleeder cumpriu 34 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Itaporanga, Paulista, Pombal e Juazeiro do Norte, no Ceará.

Os valores desviados são referente à construção de barragens em áreas castigadas pelos longos períodos de estiagem, prejudicando o acesso à água pela população carente do interior paraibano.

A Polícia Federal, a CGU e o Ministério Público Federal (MPF) participaram do cumprimento das ordens judiciais.

As fiscalizações ocorreram em obras de açudes e barragens dos municípios:

  1. Aguiar;
  2. Brejo do Cruz;
  3. Emas;
  4. Gado Bravo;
  5. Ingá;
  6. Itaporanga;
  7. Pedra Branca;
  8. Riachão do Bacamarte;
  9. Santana de Mangueira;
  10. São Bento;
  11. São José de Caiana.

Também foram realizados levantamentos de dados em relação a obras dos municípios de Aguiar, Alcantil, Bananeiras, Monteiro, Parari e Serra Grande.

A investigação teve início a partir das informações obtidas no âmbito da Operação Recidiva, realizada em conjunto pela CGU, Polícia Federal e Ministério Público Federal, a qual visou combater esquemas criminosos de fraudes a licitações e desvios de recursos federais em municípios do interior paraibano, relativos à execução de obras de construção civil.

Portal T5

Postar um comentário

0 Comentários