Recomendação dos órgãos de controle frustra início da vacinação dos adolescentes de 12 a 18 anos em João Pessoa

 O início da vacinação dos adolescentes sem comorbidade com idades entre 12 e 18 anos foi suspenso pela prefeitura de João Pessoa. O município chegou a divulgar nesta sexta-feira (10) o início do agendamento para o grupo, mas teve que voltar atrás horas depois por causa de recomendação do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac). O grupo cobra dos municípios paraibanos que a nova fase da vacinação só seja iniciada após o término da imunização do grupo prioritário.

A recomendação foi endereçada ao governador João Azevêdo (Cidadania) e tem repercussão nos municípios paraibanos. O objetivo do grupo, segundo nota divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF), é assegurar que seja respeitada a ordem de prioridade estabelecida, em especial, a imunização de adolescentes com deficiências permanentes ou comorbidades, gestantes e puérperas e privados de liberdade, antes de disponibilizar o imunizante para adolescentes sem comorbidades.

A recomendação segue a mesma linha do que foi feito em relação ao Estado do Pará, que recebeu a notificação no dia 3 deste mês. Documento com teor semelhante foi encaminhado ao chefe do Executivo do Pará, na última sexta-feira (3). A vacinação em João Pessoa ocorreria em 19 postos espalhados pela cidade. Com a recomendação, ainda não há data para o início da vacinação dos adolescentes.

Assinado no último domingo (5) pela coordenadora nacional finalística do Giac, a subprocuradora-geral da República Célia Regina de Souza Delgado, o documento enfatiza que as doses de vacina disponíveis no estado devem ser preferencialmente destinadas aos grupos prioritários. Solicita ainda que o governador informe, em prazo de cinco dias, quais medidas estão sendo adotadas para viabilizar o acesso das populações vulneráveis à vacinação, em especial, as medidas de busca ativa desses grupos.

Vacinação

Com a decisão, a Prefeitura de João Pessoa continua, neste sábado (11), sua campanha de vacinação contra a Covid-19 com a aplicação da primeira dose para o público a partir de 18 anos sem comorbidades. Além disso, seguirá aplicando a segunda dose nas pessoas que receberam a D1 da Coronavac (Butantan) há mais de 28 dias, e Astrazeneca (Fiocruz) e Pfizer há 90 dias. A vacinação ocorrerá em oito postos espalhados pela cidade. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será estendido até 14h.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários