Majestade, chefe de quadrilha no Ceará, é presa pela polícia enquanto passava férias em Gramado

  Valeska Pereira Monteiro, de 27 anos, conhecida como Majestade e chefe de uma quadrilha no Ceará, foi presa pela Policia Civil do estado enquanto passava férias em Gramado (RS). A captura da jovem ocorreu na quinta-feira (26), durante o cumprimento de um mandado de prisão contra ela. A jovem foi depois levada a Fortaleza.

Majestade tem antecedentes criminais por roubo, associação criminosa, crime contra a fé pública e tráfico de drogas. Também é suspeita de fazer o controle financeiro e da distribuição de áreas do tráfico de drogas em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Conforme as investigações da Polícia Civil, enquanto os membros e grupos criminosos disputavam territórios, o que resultava em homicídios, a mulher aproveitava as férias no Sul do país.

Delegado Geral Adjunto, Márcio Rodrigo Gutiérrez disse que Majestade vinha sendo monitorada desde o final do ano passado.

Ainda de acordo com o delegado, Majestade era considerada foragida desde abril, quando rompeu a tornozeleira eletrônica. "Nós identificamos passagens dela pelo Rio Grande do Norte, pelo Rio de Janeiro e, por fim, no Rio Grande do Sul, em Gramado, onde ela passava férias", afirma o Delegado Geral Adjunto Márcio Rodrigo Gutiérrez.

Segundo ele, mesmo fora do Ceará Majestade mulher continuava comandando tráfico.

"Identificamos que ela continuava com o seu poder de organização, de deliberação e de decisão. E uma dessas decisões é exatamente essa de distribuição dos territórios para que integrantes do grupo pudessem estabelecer seus comércios de drogas", diz Gutierrez.

Em 2014, Majestade já havia sido presa por liderar uma quadrilha que roubava casas e estabelecimentos comerciais em Fortaleza.

"A Valeska vem sendo monitorada pela Polícia Civil há algum tempo e nós identificamos que ela era o braço fnanceiro desse grupo. Ela fazia toda a contabilidade, fazia o levantamento financeiro desse grupo criminoso que é baseado o Rio de Janeiro, mas também tem os seus tentáculos no Estado do Ceará", afirmou o delegado Márcio Rodrigo Gutiérrez.

Ele afirma que a captura de Majestade é relevante para o combate as organizações criminosas.

"A prisão dela é relevante porque traz um grande recado, enquanto a gente tem indivíduos disputando territórios, mercado e o tráfico de drogas violentamente, há esse indivíduos de alta hierarquia e que têm poder de comando, que usufruem desxes recursos financeiros angariados com atividade criminosa", explicou.

No mesmo dia da prisão da Majestade em Gramado, a Polícia Civil também realizou uma ação no município de Itaitinga (CE), que resultou na prisão de um homem e na apreensão de um adolescente, envolvidos no mesmo grupo da traficante. Duas pistolas foram apreendidas com a dupla, além de 80 munições.

Já nesta segunda-feira (30), a Polícia Civil capturou Mateus de Souza Silva e outro adolescente. Com eles, foram apreendidas dezenas de trouxinhas de maconha, cocaína e crack, além de cinco balanças de precisão e dinheiro em espécie.  

G1

Postar um comentário

0 Comentários