SEM ATRASO: Lucena já vacinou mais de 50% da população contra a covid 19

 A Prefeitura de Lucena, por meio da Coordenadoria de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, rebateu nesta quarta-feira, 21, informações equivocadas e algumas até “tendenciosas” de que a vacina de combate a Covid 19 estaria atrasada no município. De acordo com Karine Rocha, coordenadora, a imunização da população já ultrapassa os 50%, sejam pessoas vacinadas com a primeira dose e/ou a segunda dose.

Karine informou que  estimativa populacional de vacinação no município de Lucena, conforme dados da 1ª Gerência do Estado é pouco mais de 9 mil habitantes,  no entanto, mais de 6 mil doses de vacinas de combate à covid 19 já foram recebidas pelo municipio e aplicadas com a sua população.

A coordenadora de imunização garantiu que problemas com senhas pessoais, bem como a “invasão” de hackers, na semana passada, ao SCPA (sistema que registra essas vacinas aplicadas), também dificultou a atualização dos dados, porém, uma “força tarefa” vem sedo feita para que Lucena  tenha todos os dados atualizados, o que demonstra a eficiência de todos da Secretaria de Saúde, bem como da Prefeitura Municipal na aplicação da vacina e no combate do vírus.

“As vacinas não estão atrasadas. Nós temos uma estimativa populacional para vacinar em Lucena , isso dados da 1ª Gerência do Estado de pouco mais de 9 mil habitantes. Nós já recebemos de janeiro até hoje , mais de 6 mil doses. Deve está chegando próximo aos 7 mil. Ocorre que não conseguimos contabilizar no sistema, houve problema de senha minhas, de acesso, como mudou de gestão na imunizaçao, agora em maio, então não estava conseguindo acesso ao sistema. Estava dando erro de senha. E semana passada, o SCPA que é o sistema que a gente registra essas vacinas aplicadas foi raqueado e só foi regularizado na última sexta-feira, dia 16. Nesta terça-feira, 20, regularizei as senhas na 1ª Gerência e vamos fazer uma força tarefa para que sejam computadas essas vacinas aplicadas no sistema. A vacina não está atrasada”, justificou Karine.

Ela disse que a vacinação prossegue de acordo com a remessa de doses. “Nós estamos vacinando de acordo com a demanda de remessas de doses que a gente recebe, que vai de acordo com o município. Vamos ter agora esse evento, no Dia D, que é dia 23 com 40+ por agendamento e a gente vai aumentar ainda mais o número de vacinados em Lucena. E. depois disso, eu recebendo doses suficientes, vamos baixar a faixa etária para 30+. A vacina no município de Lucena não está atrasada “, afirmou.

DIA “D” 40+ por agendamento

A sexta-feira, 23, está sendo chamada de Dia “D” de Vacinação 40+ contra a Covid 19 por agendamento. Agentes municipais de saúde há vários dias estão visitando as residências em Lucena fazendo agendamento das pessoas nesta faixa etária. Esses agendamentos, no entanto, também estão sendo feitos  nas Unidades  Básicas de Saúde. Novas remessas de vacinas devem chegar ao município de Lucena até esta sexta-feira.

Por Marcos Lima

Postar um comentário

0 Comentários