A Prefeitura de Conde debate alternativas para o empreendedorismo na pesca de Conde

  A Prefeitura de Conde, através da Coordenação do InvestConde e da Secretaria de Agropecuária e Pesca, realizou o I Seminário do Desenvolvimento da Pesca na Costa de Conde na manhã desta quarta-feira (14). O evento foi promovido em parceria com a Colônia dos Pescadores e Aquicultores de Jacumã.

O seminário reuniu pescadores, técnicos, instituições e a comunidade local com o intuito de discutir soluções para as problemáticas do setor. A administração da cidade quer investir na pesca e na aqüicultura, através da concessão de créditos do Invest Conde, da prospecção de investimentos e da parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 
                
 
Os debates se desenvolveram em torno de alternativas para o empreendedorismo na pesca, como as possibilidades do desenvolvimento da aquicultura, maricultura e a organização dos pecadores, através de cooperativas, tornando suas atividades rentáveis com uso de práticas que respeitam o meio ambiente.
 
O local escolhido foi a própria Colônia dos Pescadores, onde estiveram presentes os tenentes Lopes e Elbanice, encarregados pela segurança do tráfico aquaviário e do ensino profissional marítimo , respectivamente, e o Sargento Fidelis, da comunicação social, da Capitania dos Portos da Paraíba; o representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Marcus Scotti; o gerente do Sebrae Sul, Cláudio Soares; o presidente da Colônia dos Pescadores, Arionaldo de Sousa; e o vereador Eduardo Cassol. 
                 
Ainda participaram dos debates o vice-prefeito Dedé Sales; o chefe do gabinete da prefeita Karla Pimentel, Hermann Lundgren; os secretários Vinicius Pedroza (Agricultura) e Marília Melo (Turismo), além de equipes das secretarias de Agropecuária e Pesca, de Turismo e da Comunicação. O secretário de Pesca de Pitimbú, Genildo Barros(Fúba), também participou, acompanhado de uma caravana da cidade limítrofe.
     
Os debates mediados pelo coordenador do Invest Conde, Roberto Maciel, foram registrados para criação de um plano de ação em benefícios da pesca e dos pescadores. No final do evento foi realizada uma oficina com a participação dos presentes, organizados em alguns grupos para debater as temáticas apresentada durante o seminário, onde esses participantes pensaram juntos possibilidades de soluções para as demandas.
                          
Para Roberto, o resultado do seminário foi extremamente positivo. “Fico muito feliz em saber que podemos contar com tantos parceiros que estão dispostos e comprometidos com o desenvolvimento do município de Conde. Em especial, aos pescadores que nos últimos anos estiveram invisíveis perante o Poder Público municipal”, afirmou.
 
“Conhecendo o potencial econômico da nossa costa para a pesca sustentável e com a união dos esforços desses agentes aqui envolvidos, tenho certeza que em breve iremos colher bons frutos na geração de emprego e renda para o nosso povo”, acrescentou o coordenador do InvestConde.
    

O estado PB

Postar um comentário

0 Comentários