Modelo grávida morre baleada após ação da PM na Zona Norte do Rio

 Uma ação da Polícia Militar na comunidade do Lins, na Zona Norte do Rio, terminou com a morte da designer de interiores e modelo Kathlen Romeu, de 24 anos, nesta terça-feira (8).

Segundo moradores, ela foi vítima de uma bala perdida durante o confronto entre criminosos e policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins. Kathlen estava grávida de quatro meses.

Em nota, a Polícia Militar informou que os agentes foram atacados a tiros por criminosos na localidade conhecida como “Beco da 14”, dando início a um confronto.

Segundo a polícia, Kathlen foi encontrada ferida após a troca de tiros. Ela ainda chegou a ser levada para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu.

Agentes fizeram buscas na região e apreenderam um carregador de fuzil, munições de calibre 9mm e drogas.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga a morte de Kathlen. Segundo a polícia, testemunhas serão ouvidas e diligências realizadas para esclarecer todos os fatos e identificar de onde partiu o tiro que atingiu a jovem.

Após a morte da jovem, moradores fizeram um protesto na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. A via, que liga as zonas Oeste e Norte do Rio, foi fechada nos dois sentidos por volta das 16h15.

O sentido Grajaú foi reaberto por volta das 18h35, e o Jacarepaguá às 19h, segundo informou o Centro de Operações Rio (COR).

O que se sabe sobre a morte da modelo Kathlen Romeu, no Rio

Uma jovem de 24 anos, grávida de 14 semanas, morreu na terça-feira (8) ao ser atingida por uma bala perdida na comunidade do Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio.

O laudo do Instituto Médico Legal afirma que um tiro de fuzil no tórax tirou a vida da designer de interiores Kathlen Romeu, que tinha se mudado há cerca de um mês da região por medo da violência.

corpo da jovem foi enterrado nesta quarta-feira (9) no Cemitério do Catumbi, no Centro do Rio.

“A gente quer Justiça. O nosso povo, o povo pobre, está cansado de dizer. Só mudou o personagem. Eu cansei de ver isso. As frases são todas tabuladas, e a violência continua, cada vez pior”, disse o pai, Luciano Gonçalves.Grávida, Kathlen Romeu postou foto mostrando a barriga momentos antes de ser baleada

1. O que Kathlen fazia quando foi baleada?

A jovem tinha ido visitar a avó materna, Sayonara Fátima, na comunidade do Lins de Vasconcelos. Ela tinha se mudado há cerca de um mês do local por medo da violência. Ele caminhava na rua com a avó quando foi baleada.

A avó disse que teve que insistir para que os policiais ajudassem a socorrer a jovem. Ela ainda chegou a ser levada para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu.

"A minha rua tá muito perigosa, eu não queria ter perdido minha neta e perdi desse jeito estúpido. Eu perdi minha neta num tiroteio bárbaro", disse a avó.

2. Qual foi a causa da morte da jovem de 24 anos?

O laudo do IML indica que um tiro de fuzil no tórax tirou a vida da jovem.

O documento afirma ainda que o projétil de arma de fogo foi transfixante – ou seja não ficou alojado no corpo -, e causou hemorragia interna, o que determinou a morte.

3. Kathlen estava grávida de quanto tempo?

Kathlen estava grávida de quatro meses quando foi atingida por uma bala perdida.

No Instagram, ela já havia anunciado a gestação e a escolha pelos nomes do bebê: Maya ou Zyon.

4. O que disse o namorado de Kathlen ao saber da morte?

O tatuador e designer gráfico, Marcelo Ramos, namorado de Kathlen e pai do filho que ela estava esperando, usou suas redes sociais para prestar uma homenagem à jovem.

Na postagem, ele diz estar sem chão com a morte de Kathlen.

"Nunca será esquecida meu amor, você, a Maya/Zayon sempre irão morar dentro de mim, estou completamente sem chão. (...) Que Deus me dê força", publicou Marcelo.

5. O que a Polícia Militar disse que aconteceu no Lins?

A PM negou que a corporação estivesse em uma operação no local. Em nota, a corporação informou que os agentes foram atacados a tiros por criminosos na localidade conhecida como “Beco da 14”, dando início a um confronto.

6. Quem provocou o confronto que terminou com a morte da jovem?

O porta-voz da PM, major Ivan Blaz, disse que a facção responsável pelo tiroteio no Lins é a mesma que atua na Providência, no Jacarezinho e no Prazeres “e que tem, por natureza, por ideologia, o ataque gratuito às forças policiais, o uso dos moradores como escudo humano”.

7. O que diz a família de Kathlen?

Jaqueline de Oliveira Lopes, mãe de Kathlen, disse que o disparo que matou a filha foi feito por um policial militar, segundo relatos de moradores da comunidade.

"Se a minha filha fosse morta por bandido eu não falaria nada com vocês porque eu sei que eu moro em um lugar que eu não poderia falar. Então ficaria na minha. Mas não foi. Foi a polícia que matou a minha filha. Foi a PM que tirou a minha vida, o meu sonho", disse Jaqueline.

8. Que procedimentos a Polícia Civil tomou na investigação?

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil. Foram apreendidos 12 fuzis e nove pistolas da PM usadas no confronto.

9. O que fez a PM após os relatos da família de que a jovem foi morta por policiais?

A PM disse que abriu um procedimento apuratório independente do inquérito que corre na Delegacia de Homicídios da Capital para apurar as circunstâncias da morte da designer de interiores.

A investigação será conduzida pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora já que cinco policiais da UPP Lins participaram da ação.

G1/RJ

 

Postar um comentário

0 Comentários