Brasil vive luto com morte aos 92 anos do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha

 O arquiteto Paulo Mendes da Rocha morreu neste domingo (23), aos 92 anos. Considerado um dos grandes nomes da arquitetura brasileira e internacional, Paulo estava internado num hospital em São Paulo.

A causa da morte ainda não foi divulgada. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil confirmou a informação.

Arquiteto, urbanista e professor, Paulo Archias Mendes da Rocha nasceu em Vitória (ES), em 1928. Seu trabalho na arquitetura passou a ser reconhecido no Brasil e no mundo depois de realizar projetos de grande porte, como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).

Também foi responsável pelo plano de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp).

Prêmios e distinções

Com trabalho de destaque internacional, Paulo ganhou ainda, em 2006, o Prêmio Pritzker, conhecido como o “Nobel da arquitetura”, e o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra, na Bienal de Veneza, na Itália, em 2016. Ele foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio.

No início deste mês, Paulo recebeu a Medalha de Ouro da UIA (União Internacional de Arquitetos). O júri, composto pelos arquitetos e urbanistas Nadia Somekh (presidente do CAU Brasil), Kai-Uwe Bergmann (Dinamarca), Eva Jiricna (República Tcheca), Victor Leonel (Angola) e Thomas Vonier (EUA), afirmou em parecer que “apreciou o trabalho único de Mendes da Rocha como o de um ousado iconoclasta cujo trabalho levou a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico. Seu trabalho também incorpora fortes elementos pessoais e sociais de integridade, refletidos em sua habilidade de transcender fronteiras enquanto mantém um senso fundamental de lugar conectado a sua terra natal e cultura.”

Em homenagem ao pai, Joana Mendes da Rocha, diretora e produtora de conteúdo para TV, postou foto e um pequeno vídeo com Paulo em seu perfil no Instagram.

Revista Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários