Prefeitura de João Pessoa avança na aplicação da 2ª dose da Coronavac e reforça campanha de arrecadação de alimentos

 


Com a retomada da vacinação de reforço da Coronavac/Butantan neste sábado (24), a população também pode fazer um ato de amor e solidariedade por aqueles que também estão enfrentando a pandemia, mas com um agravante: sem ter nem mesmo o que comer. Os postos de vacinação também estão abertos para receber doações de alimentos não perecíveis para serem entregues a instituições de caridade e famílias necessitadas. A doação é espontânea e a arrecadação e distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

“Estamos intensificando a campanha de doação para que ela ocorra de forma contínua e não só pelas pessoas que estão sendo vacinadas, mas também por todos que desejem participar. É importante este ato de solidariedade por tantas famílias que enfrentam a pandemia com ainda mais dificuldades”, afirmou Mariângela Costa Duarte, diretora de Segurança Alimentar, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

 
 Desde às 8h deste sábado (24), a Prefeitura de João Pessoa retomou a vacinação de reforço da Coronavac/Butantan para pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 16 de março. Acompanhando dona Severina na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, sua neta Sílvia Larissa Guedes comemorou emocionada a vacinação. “Desde que eu soube que seria hoje de manhã que ela tomaria a segunda dose já fiquei emocionada. É muito difícil não poder visitar o seu avô, sua avó, mas acredito que agora vai ficar tudo bem. Os idosos têm muito a nos ensinar e essa pandemia pelo menos fez olhar mais por eles. Agora é uma nova vida para ela. Se eu pudesse substituir a palavra vacina, seria por esperança”, afirmou.

De acordo com o Butantan, a imunidade não começa imediatamente após tomar a segunda dose do imunizante. Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose, nosso organismo está protegido. Esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

A vacinação acontece neste sábado em sete postos (das 8h às 12h em cinco ginásios e das 9h às 15h em drive thru) e terá continuidade nesta noite no ‘corujão de vacinação’. Mesmo com o clima chuvoso na Capital, o agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br garantiu que aplicação do imunizante ocorresse de forma tranquila e sem longas filas. A campanha, que estava suspensa desde a última quarta-feira, foi retomada com a chegada de nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde.

 
 No Ronaldão, onde a população idosa foi atendida em drive thru, Antônia Pereira dos Santos, de 75 anos, disse que a vacinação é um grito de liberdade. “Em um momento tão difícil como este que estamos vivendo, mais de um ano trancada dentro de casa, ser vacinada é um grito de liberdade. Fico muito feliz porque já estava agoniada. Agora me sinto mais segura e tranquila”, disse.

No carro de João Francilino, de 73 anos, além dele mais duas idosas também aguardavam ansiosas pela vacina. Mas eles sabem da importância de manter as medidas de isolamento. “Com fé em Deus agora estamos livres, mas vamos continuar nos cuidando. Por nós e pelos outros vamos continuar usando máscara e respeitando o isolamento social”, afirmou.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários