Prefeitura triplica leitos de UTI Covid em João Pessoa e ocupação está em 82,2%


Em duas semanas, a Prefeitura de João Pessoa mais que triplicou o número de leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19. No início do ano havia 30 leitos e o número cresceu para 100, ou seja, um aumento de 233%. Levando em consideração todos os hospitais da rede pública instalados na Capital, o número de leitos passou de 77 para 147, o que corresponde a um aumento de 90%.

Mesmo com todo o esforço e investimento do governo municipal, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 nos hospitais da rede pública localizados em João Pessoa permanece alta. Nesta terça-feira (09), o porcentual é de 82,2%. Levando em conta os dados referentes aos hospitais da 1ª macrorregião (Grande João Pessoa), a taxa de ocupação está em 84,8%.

O prefeito Cícero Lucena não tem medido esforços para atender a população neste momento de aumento no número de internações. Foram abertos 60 leitos de UTI no Hospital Santa Isabel, passando dos 10 que estavam ativados no início do ano para 70 que estão funcionando atualmente. Até o final da semana, deverão ser abertos mais 25 leitos de UTI no Prontovida, além dos 20 que estão disponíveis no momento, e a rede municipal chegará ao número de 125 leitos de UTI Covid.

A rede hospitalar também passou a contar com cinco usinas para produção de oxigênio, garantindo esse elemento fundamental para os pacientes em tratamento de síndromes respiratórias graves.
De acordo com Fernando Chagas, médico infectologista e presidente do Comitê de Combate a Covid-19, o número de novos casos tem aumentado, inclusive casos graves, o que tem resultado no crescimento também do número de internações. “Estamos abrindo leitos toda semana e o número de ocupação não cai. Atualmente, no estado, estamos com uma média de 50 a 60 novas internações por dia. Estamos com um número alto e só tende a crescer”, explicou.

Ele alerta para a importância dos cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus. “A população tem que voltar a se cuidar. Usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações”, destacou.

Em relação aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação nos hospitais da Capital, nesta terça-feira (9), é de 65,4%. Já levando em conta a Grande João Pessoa, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 69,4%.

Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários