Operação contra furto de energia encontra 64 ‘gatos’ em João Pessoa e Mamanguape

 Uma operação de combate ao furto de energia encontrou 64 irregularidades em residências e estabelecimentos comerciais em João Pessoa e Mamanguape. As vistorias aconteceram na semana passada, entre os dias 15 e 17, e contaram com a participação de profissionais da Energisa, Polícia Civil e do Instituto de Polícia Cientifica (IPC). Foram realizadas 277 inspeções e, ao final da operação, desvio total estimado foi de 178.665 KWh, o suficiente para atender 1.364 residências durante um mês.

O gerente Comercial e de Combate a Perdas, Felipe Costa, explica que toda a sociedade sai perdendo com as ligações clandestinas. Os furtos de energia acabam impactando no valor da tarifa de energia elétrica, sendo um dos responsáveis pelo seu aumento anualmente. Além disso, trazem sérias consequências para a segurança da comunidade, como riscos de quedas de energia e choque elétrico. 

“A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia, considerando a carga declarada por eles. Com a ligação clandestina, os transformadores ficam sobrecarregados. Com as ligações clandestinas, o Governo do Estado também deixa de arrecadar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A população perde com isso, uma vez que este valor poderia ser revertido em infraestrutura básica, saúde e educação, por exemplo”, aponta Felipe Costa. 

Qualquer pessoa pode denunciar os furtos de energia. Basta telefonar para (83) 991853738 e informar o endereço da ligação clandestina. O procedimento é simples e sigiloso.

Portal Correio

Postar um comentário

0 Comentários