Covid-19: Prefeitura de João Pessoa já realizou mais de 800 testes em centros instalados em Mangabeira e Manaíra

 


A Prefeitura de João Pessoa já realizou 801 testes nos dois Centros de Testagem para Covid-19, inaugurados na última segunda-feira (1º). Deste total, 523 testes foram realizados no centro instalado em Mangabeira e 278 foram aplicados no centro localizado em Manaíra. Os dois centros reforçam os serviços de testagem e atendimento ofertados pela rede municipal de saúde da Capital para casos suspeitos de coronavírus.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Rayanna Coelho, a gestão municipal conta com uma equipe de mais de 40 profissionais preparados para receber a população nesses serviços e prestar o atendimento adequado. “Estamos fazendo uma força-tarefa entre Atenção Básica e Atenção Especializada com a finalidade de diminuir o fluxo de atendimentos desnecessários nas UPAs”, destacou.

Só nesta terça-feira (2), 468 pessoas foram testadas, sendo 274 em Mangabeira e 194 em Manaíra. Durante todo o dia, foram realizados 160 atendimentos médicos em Mangabeira e 102 em Manaíra, somando um total de 262 atendimentos médicos nos dois locais.

Os Centros estão localizados na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem intervalo, por demanda espontânea e ordem de chegada, desde que a pessoa esteja com algum sintoma de síndrome gripal.

No local, o usuário passa por uma triagem para definir o tipo de teste que será realizado, podendo ser o teste rápido ou RT-PCR/SWAB. Em seguida é encaminhado para a realização do teste e atendimento médico. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Mesmo com a abertura dos dois Centros de Testagem, a população ainda conta com 30 unidades de saúde da família (USF) que seguem realizando o teste SWAB normalmente.

Vacinação – Além de testar a população, a Secretaria de Saúde continua vacinando os grupos prioritários contra a Covid-19. Até esta terça-feira (2), o Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa registra a aplicação da primeira dose em 31.180 pessoas e da segunda dose em 7.782 pessoas.

Nesta quarta-feira (3) é a vez dos idosos com 82 anos ou mais tomarem a primeira dose do imunizante nos pontos de drive thru nos estacionamentos dos shoppings Manaíra e Mangabeira. Na quinta (4), poderão se vacinar as pessoas a partir dos 81 anos e na sexta (5) as de 80 anos ou mais.

Os trabalhadores de saúde que atuam nos serviços de referência para Covid-19 e perderam a oportunidade de completarem o esquema vacinal sem seus locais de trabalho podem tomar a segunda dose no ponto de drive thru no ginásio O Ronaldão. Os três pontos de drive thru também podem ser utilizados por pedestres e funcionam das 9h às 17h.

Documentos – Os trabalhadores de saúde que irão tomar a vacina devem apresentar os seguintes documentos de comprovação, devendo levar cópias para ficarem retidas: carteira do conselho profissional ou declaração do serviço que trabalha ou contracheque. No caso da segunda dose, precisam levar a cópia do comprovante da primeira dose. Já para idosos, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e cartão do SUS ou CPF.

Acamados – No último final de semana, a Secretaria de Saúde realizou o segundo mutirão para aplicar a segunda dose em idosos restritos ao leito (acamados) e domiciliados. Aproximadamente 1,8 mil idosos com essas dificuldades de locomoção foram imunizados durante a ação. No caso dos idosos acamados que ainda não tomaram a primeira dose, os familiares devem fazer o cadastramento por telefone através dos números 3214-7219 ou 3214-7971. A vacinação será realizada em domicílio.

Quem foi vacinado – Já foram imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 os trabalhadores de saúde dos serviços de linha de frente no combate à doença, trabalhadores da Atenção Básica, além dos idosos e trabalhadores dos institutos de longa permanência. Os grupos que já foram contemplados com a primeira dose são: trabalhadores de saúde, profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados, cuidadores domiciliares ativos no home care, idosos acima de 83 anos e idosos acamados acima de 80 anos.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários