Cícero negocia com governador e prefeitos abertura de leitos de UTI Covid na Grande João Pessoa

  O prefeito Cícero Lucena negocia com o governador João Azevêdo e com os prefeitos da região metropolitana de João Pessoa a abertura de leitos de UTI nos hospitais locais para tratamento de pacientes com Covid-19. A informação foi compartilhada pelo gestor da Capital em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (22).

"Eu tenho conversado, estou discutindo com o governador e com os prefeitos da região metropolitana de João Pessoa para a gente tenta colocar UTI's também nas cidades vizinhas porque lá tem profissionais também, tem espaços físicos que podem ser adaptados para UTI. Mas nós temos limite de pessoal para contratar, que tem dificuldade, temos limite de insumos. Vocês estão ouvindo e vendo Brasil afora preocupado com isso. Há 15 dias eu já pedia esses insumos ao Ministério da Saúde. Ainda bem que a Anvisa autorizou a importação. Mas essa importação deveria ser mais rápida", explicou o prefeito.

Ele também informou sobre a reunião com a Frente Nacional de Prefeitos para discutir a pandemia do novo coronavírus. "Hoje mesmo, às 15h, estarei participando por videoconferência com a Frente Nacional dos Prefeitos, do consórcio que nós criamos também dos prefeitos, a exemplo do que foi criado com os governadores do Nordeste."

Cícero Lucena disse que pediu ao governador a antecipação de abertura de leitos, prevista para quarta-feira e citou os números de demandas nos hospitais da Capital. "Nós estamos nesse esforço gigante. O Santa Isabel tinha no plano de contingência previsão de 40 leitos, já estamos com 70 leitos só de UTI. O Prontovida tinha previsão de 35 leitos, estamos com 55 leitos no Prontovida. No Trauminha não havia nenhuma previsão de leitos de UTI, hoje estamos entregando 10 leitos, fora todas as enfermarias. Pegamos nossas UPA's, em cada UPA nós temos quatro leitos de UTI. O Governo do Estado tem uma previsão para quarta-feira também aumentar o número de leitos de enfermaria, de semi UTI e de UTI. Inclusive estou pedindo ao governador para ver se a gente consegue antecipar esses leitos antes de quarta-feira. Tanto eu como o governador estamos num esforço muito grande em nossas equipes de ir ao máximo nesse processo."

Postar um comentário

0 Comentários