Transporte público e mobilidade urbana: lutas de Marmuthe na Câmara de João Pessoa

  


No primeiro dia da 'Câmara Itinerante', ação realizada hoje (2) no Parque Solon de Lucena, que proporcionou escutar as demandas dos pessoenses sobre o transporte público em João Pessoa, o vereador Marmuthe Cavalcanti destaca a importância e urgência deste tema na vida das pessoas. Inclusive, trata-se de uma das suas principais bandeiras de luta na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), enquanto criador da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público.

Marmuthe é autor da Lei Municipal 1.859/2017, que tornou preferenciais todos os assentos instalados nos ônibus de transporte coletivo da capital paraibana. Também criou a Lei do Táxi Acessível (13.206/2016), determinando que, no mínimo, 1% da frota de táxis de João Pessoa seja adaptada para pessoas com deficiência; a Lei Municipal 13.199/2016, que criou o programa “Táxi Amigo do Ciclista”; a Lei Municipal 13.246/2016, que instituiu a política de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte; e a Lei Municipal 1.870/2017, que criou o selo “Empresa Amiga da Bicicleta”.

“Cabe ao Poder Executivo cumprir com as políticas públicas relacionadas aos transportes e a mobilidade urbana em nosso município, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população. Além disso, o transporte público deve ser seguro, confortável, acessível e eficiente. A quantidade e qualidade dos ônibus urbanos, evitando atrasos e superlotação; bem como a efetivação das leis que incentivam o uso de bicicleta como meio de transporte, são desafios importantes a serem enfrentados e equacionados”, destacou o vereador.

Além disso, Marmuthe solicitou - através do Requerimento 7.864/2014 - a criação do aplicativo que revolucionou a forma como os passageiros utilizam o transporte público em João Pessoa, conhecido como JampaBus, que possibilita aos usuários, em qualquer ponto da cidade, saber o tempo de espera por cada ônibus. A criação das linhas circulares interbairros (9901 e 9902), ligando Valentina e Mangabeira, foi outra conquista importante para a população, viabilizada através do Requerimento 22.589/2016. Ainda solicitou a construção e destinou recursos para a obra do Terminal Central de Integração de Ônibus da Zona Sul de João Pessoa (Requerimento 6278/2017).

As iniciativas mais recentes do parlamentar relacionadas à mobilidade urbana são: implantação de linhas de transporte coletivo no Planalto da Boa Esperança, que atendam às principais vias de acesso ao bairro por meio da Perimetral Sul, com extensão ao futuro Terminal Central de Integração do Valentina e ao Mangabeira Shopping; além da ampliação do trajeto da linha 1500 - Circular, trafegando pela principal do Muçumagro e suas principais avenidas de acesso, e também incluindo o bairro de Paratibe. As localidades mencionadas fazem parte da Zona Sul da cidade e, historicamente, dispõem de poucas opções de linhas e quantidade de ônibus para atender o grande número de moradores.

“Desde o nosso primeiro mandato, e até antes, lutamos incansavelmente pela melhoria do sistema de transporte coletivo em João Pessoa, solicitando a criação de linhas de ônibus, ciclovias, ciclofaixas, bem como a manutenção, renovação e ampliação da frota, cobrando também o cumprimento dos horários das linhas, respeito aos passageiros, e o fim da superlotação nos veículos. E vamos seguir nesta batalha, ao lado do povo, dialogando com os gestores e empresários do setor de transportes, e contribuindo para implantação de novas melhorias”, afirmou Marmuthe.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários