Tecnologia vai identificar ligações clandestinas de esgoto em praias de João Pessoa após parceria ser firmada entre Prefeitura e Governo do Estado

 O prefeito Cícero Lucena e o governador do Estado, João Azevedo, estiveram nesta sexta-feira (8), na praia de Tambaú, para dar início à nova etapa do projeto Praia Limpa, que objetiva coibir o lançamento de esgotos clandestinos nas praias da Capital. O projeto identificará e encerrará ligações clandestinas de esgoto na área da orla. De acordo com o prefeito, seis ligações serão fechadas ainda neste primeiro dia. 

"Esta parceria vai identificar, com uso de tecnologia, se há ligações clandestinas das águas pluviais para a rede de esgoto ou esgoto direcionado para as redes pluviais. O resultado serão praias mais limpas, mais seguras para os banhistas e para receber bem os turistas em nossa cidade", explicou Cícero Lucena.

O governador João Azevedo afirmou que a ação também tem caráter preventivo. "É um trabalho a princípio educativo, mostrando às pessoas como as redes funcionam. As equipes vão identificar as ligações, orientar os proprietários para tomar providências e, caso isso não ocorra, iremos fazer a vedação e aplicar a multa", explicou. 

A identificação dessas ligações vai ser feita com tecnologia avançada, por meio de um maquinário que percorre as galerias e tubulações, mesmo aquelas mais finas, permitindo identificar o imóvel irregular. Uma vez identificada, a ligação pode ser encerrada e o fluxo redirecionado para a rede adequada, seja a de esgotamento ou de escoamento pluvial. 

As equipes também irão visitar cada imóvel da orla fazendo um trabalho educativo. A primeira fase compreende os imóveis entre o Retão de Manaíra e a Avenida Ruy Carneiro, a segunda vai até a Avenida Epitácio Pessoa e as demais vias nas orlas de Cabo Branco e Bessa, respectivamente. 

Convênio - A ação iniciada nesta sexta-feira (8) reforça a parceria institucional da Prefeitura Municipal e o Governo do Estado para melhorias na cidade de João Pessoa. Um termo de convênio e cooperação foi celebrado pelas duas instâncias de poder, para realização conjunta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem urbana na Capital paraibana.

O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, e dos secretários municipais do Meio Ambiente, Welison Silveira; Planejamento, José William Montenegro; Seinfra, Rubens Falcão; e Turismo, Daniel Rodrigues. Também estiveram presentes os secretários de Estado da Infraestrutura, Deusdete Queiroga, o chefe de gabinete, Ronaldo Guerra, e o diretor operacional da Cagepa, Simão Almeida.

Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários