Opera Paraíba: Saúde retoma cirurgias eletivas não realizadas na pandemia

 

A pandemia do novo coronavírus, além dos efeitos causados nos sistema de saúde em decorrência dos pacientes diagnosticados com a covid-19, causou também uma paralização na realização de cirurgias eletivas não só na Paraíba, mas em todo o país. O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, garantiu em entrevista que o programa Opera Paraíba buscará realizar todos esses procedimentos em 2021.

De acordo com Medeiros, na Paraíba, cerca de 12 mil pacientes aguardam por cirurgias e boa parte destes tiveram seus procedimentos adiados em virtude do direcionamento de recursos da Saúde para o enfrentamento à covid.

– Houve a interrupção [do Opera Paraíba] durante três meses, em outubro ele retornou e foram submetidos a cirurgias de cataratas, hérnia e vesículas seis mil paraibanos. Este ano nós complementaremos o restante para tentar até o final do ano zerar a fila – afirmou Geraldo Medeiros.

O secretário ressaltou que, mesmo durante a pandemia, o Hospital Metropolitano de Santa Rita, que costuma receber pacientes com patologias que mais matam, a exemplo de doenças cardiovasculares e Acidente Vascular Cerebral (AVC), continuou funcionando por um determinado período, porém, com restrições.

– O aumento do número de casos de covid interfere no atendimento das outras doenças, mas estamos fazendo o máximo possível para contemplar pacientes com outras doenças e não só com a covid – concluiu o secretário.

 

Diário da Paraíba com PB Agora

 

Postar um comentário

0 Comentários